Blog :: Xalingo

Será que o seu filho é ansioso? Estes sinais podem indicar que sim

Estudos têm provado que a ansiedade é um dos males do nosso século. Mas além de atingir adultos, muitas são as crianças que tem mostrados sintomas de que estão ansiosas.

 

E, segundo a Dra. Kirsten Cullen Sharma, psicóloga clínica e neuropsicóloga de Nova York, existem três grandes sinais que são alerta para os pais. Confira!

 

1) A criança só diz coisas negativas

O seu filho sempre acredita que não é bom em atividades como nos esportes e trabalhos escolares? A neuropsicóloga afirma que não é uma indicação clara, mas você precisa prestar atenção. A crença em pensamentos negativos (ex. “Eu nunca passarei no teste porque sou muito ruim em matemática”) pode afetar a auto-estima e levar a questões maiores, como a ansiedade.

 

2) Criança sempre preocupada

“A ansiedade se apresenta de diferentes formas. Às vezes como preocupações, insegurança, medos excessivos e problemas para se relacionas”, exemplifica a especialista.

 

Dê uma olhada nos tipos de coisas sobre as quais seu filho está preocupado e a gravidade dessas preocupações. Isso está impedindo-o de interagir com as pessoas? Ele está evitando certas atividades escolares porque está preocupado demais? Ou preocupado com o que as outras crianças podem pensar dele?

 

Tenha em mente que é saudável se preocupar com certas coisas, então você terá que usar o bom senso. “Em muitos casos, sentir-se ansioso ou nervoso é normal”, explica Kirsten.

 

3) Criança com dificuldades de relacionamento

“Quando a criança fica ansiosa sobre uma festa do pijama, por exemplo, é provável que você perceba que ela também tem outras preocupações ou desconfortos”, observa Kirsten. “Reflita para ver se seu filho não gosta da brincadeira ou se está preocupado com o fato de ter que se relacionar ou porque terá que ficar longe de você”.

 

Isso não é algo que deve ser forçado, no entanto “é importante tomar decisões sobre festas do pijama, e outras situações que provocam ansiedade, com base sobre onde a criança está e como acontece a crise de ansiedade“, comenta a neuro. Segundo Kirsten, se eles podem tolerar o sofrimento e trabalhar com isso, isso pode ser muito útil. Mas colocando uma criança em uma situação em que eles ficarão inundados de ansiedade pode ser prejudicial. Na dúvida procure um especialista.

 

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg

 

Fonte: https://paisefilhos.uol.com.br/crianca/3-sinais-de-que-seu-filho-e-uma-crianca-ansiosa/

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *