Blog :: Xalingo

Seu filho ainda não caminha? Então veja estas 10 dicas

Quem é mãe sabe: aquele comentário “meu filho tem 11 meses e já começou a caminhar” deixa um pouco de preocupação quando seu próprio filho, às vezes mais velho, ainda não caminha. Mas fique tranquila, pois é sempre necessário estar ciente que cada bebê tem seu tempo.

 

Mas você pode seguir estas 10 dicas dos profissionais Edilson Forlin, ortopedista pediátrico do Hospital Pequeno Príncipe (PR); Hamilton Robledo, pediatra do Hospital São Camilo (SP); Luiza Batista, coordenadora de políticas públicas da ONG Criança Segura; Maria Amparo Martinez, pediatra do Hospital Santa Catarina (SP). Elas vão te ajudar a compreender o processo de caminhada e também dar um “empurrãozinho” para o seu bebê caminhar. Confira!

 

1) Esqueça as comparações

O primeiro passo de todos é: esqueça as comparações entre crianças. Essa é a primeira dica, porque é também motivo de ansiedade dos pais. Não existe uma idade certa para a criança andar, e sim um período para que isso aconteça: entre 10 e 18 meses.

 

Se o seu filho só deu os primeiros passos sozinho com 1 ano e 4 meses, e o da sua irmã com 1 ano, não quer dizer que ele tem um atraso neurológico ou neuromotor ou que foi pouco estimulado por você. É o tempo dele. Apenas isso.

 

2) Deixe-o explorar

Deixe o bebê experimentar o chão, fazer suas próprias rotas, procurar os melhores caminhos, descobrir texturas com os pés e as mãos. Mas claro: fique sempre por perto.

 

3) Incentive o bebê

Você também pode incentivar o bebê. Por exemplo: se coloque a um metro da criança e chame-a. Ela irá se esforçar para chegar até você.

 

Você também pode ajudá-la a ficar em pé na ponta do sofá para que caminhe até a outra (onde você a espera). Usar brinquedos é outra dica. Afaste-os para que seu filho, aos poucos, tente pegá-los.

 

4) Com as suas mãos

Eles adoram! Segure as duas mãozinhas do seu filho e vá caminhando junto com ele. Depois, segure apenas uma, até que ele se sinta seguro e você consiga soltar a outra. Tenha calma. Isso pode não acontecer na primeira vez. Segure a ansiedade!

 

5) Passe segurança

A posição ereta e os primeiros passos significam um novo mundo para o bebê. A capacidade de locomoção o leva a se arriscar – é aí também que a atenção dos pais será decisiva. Se seu filho tropeçar ou derrubar algo, alerte-o de forma carinhosa. Broncas agressivas ou impacientes podem retrair a criança e até atrasar seu desenvolvimento motor.

 

6) Não o assuste

Dá até um frio na barriga de ver aquele bebê andando todo desengonçado a ponto de cair a qualquer momento. Mas a sua postura é fundamental para que ele não se assuste (isso pode até atrasar o tempo de ele andar). Se por acaso, cair para trás e bater a cabeça, socorra-o, mas sem (pelo menos mostrar para ele…) desespero. Então, conforte-o e observe se não fica sonolento ou vomita. Se perceber qualquer modificação no comportamento do seu filho, ligue para o médico.

 

7) Esqueça o andador

Além de ser responsável por acidentes com crianças, o acessório, diferente do que se imagina, não estimula a criança a andar. Ao contrário. O andador pode atrasar o desenvolvimento psicomotor do seu filho, fazendo com que leve mais tempo para ficar de pé e caminhar sem apoio. Isso sem falar que ele encurta uma etapa importante, o engatinhar.

 

8) Calçado ideal

O melhor é deixar seu filho descalço. Além de dar mais aderência, ao sentir o chão, ele se sente mais seguro. Meias antiderrapantes também são boas opções, principalmente para os dias frios. Esqueça calçados duros demais. Opte por tênis molinhos, confortáveis e no tamanho certo.

 

9) Um lugar diferente

Leve seu filho para passear num parque ou numa praça. Um bichinho ou uma folha grande de árvore pode aguçar sua curiosidade e ser um estímulo para que queira andar e chegar mais perto.

 

10) Sobre os móveis da casa

Ao mesmo tempo que é uma delícia ver seu filho andar, nessa fase (que inclui o engatinhar) é preciso ficar atento com tudo o que estiver aos olhos dele. Uma toalha de mesa que pode puxar, quinas de móveis, escadas, objetos pequenos e pontiagudos e até móveis fáceis de virar. Com todas essas sugestões, vale reforçar: “Aproveite essa fase do andar. Aproveite todas as fases da criança, sem neura”, diz Edilson Forlin, ortopedista pediátrico do Hospital Pequeno Príncipe (PR).

 

As dicas te tranquilizaram, mamãe? Comente abaixo se gostou delas!

 

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg

 

Fonte: https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Desenvolvimento/noticia/2013/04/10-dicas-para-estimular-o-seu-filho-andar.html

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *