Blog :: Xalingo

O que fazer em caso de picada de abelha

post3

Todo mundo, em algum momento da vida, passa por essa desconfortável sensação da picada de abelha. Porém, quando acontece nas crianças, sempre parece pior. Principalmente porque os pais se preocupam e, obviamente, não gostam de ver os pequenos sofrendo. Caso seu filho seja picado por uma abelha, siga estas orientações.

 

Retirar o ferrão

A primeira atitude é retirar o ferrão da abelha, pois enquanto ele estiver na pele, continua liberando as substâncias tóxicas que causam dor e ardência. Para remover, não use pinça, pois ela pode “quebrar” o ferrão, deixando parte dele dentro do corpo. Prefira fazer algo como uma raspagem, com um cartão ou mesmo com a unha, esfregando o objeto na pele numa direção, para que o ferrão saia pela pressão.

 

Limpar e aplicar gelo

Depois de retirar o ferrão, lave a área com água e sabonete. É bem provável que fique inchado e dolorido. Para ajudar a aliviar esses sintomas, faça compressas fria ou aplique gelo no local.

 

Mude o foco

Como a criança provavelmente estará com dor após a picada, é importante confortá-la e distraí-la. Quando se muda o foco da dor para alguma atividade divertida, as crianças se acalmam mais rapidamente e depois de um tempo, mal irão se lembrar do ocorrido.

 

Fique atento

Algumas pessoas são alérgicas ao veneno da abelha. Por isso, fique atento se seu filho apresentar mal-estar generalizado, tonturas, enjoos, calafrios, dor de cabeça, inchaço nas pálpebras ou lábios, ou ainda dor de barriga e falta de ar. Esses sintomas podem aparecer em alguns minutos após a picada, sendo indício de alergia. Nesse caso, procure um médico imediatamente!

 

 

Fonte: Maternidade Simples

            

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *