Blog :: Xalingo

Evitando os excessos

post2

 

O ritmo de vida atual torna-se muitas vezes estressante, e não apenas para os adultos. Alguns fatores do mundo moderno afetam negativamente o desenvolvimento das crianças, aumentando o risco de apresentarem estresse precocemente.

 

Atualmente a maioria das crianças vive em ambientes que as expõem a muitos estímulos, gerando cansaço mental, pois elas nem sempre são capazes de processar todas as informações. Isso acaba forçando seu crescimento, assumindo papéis que não são adequados à realidade e à mentalidade infantil. Seus cérebros e seus corpos na maioria das vezes não estão preparados para acompanhar o ritmo das atividades – escolares, extraescolares, familiares, etc. Todos esses fatores somados podem desencadear quadros de estresse nos pequenos, gerando consequências negativas.

 

Confira quais são os principais fatores de excesso dos dias atuais, que podem afetar seus filhos:

 

Excesso de coisas e de opções

As crianças de hoje em dia têm à sua disposição uma infinidade de coisas das quais as gerações anteriores não dispunham.  São muitos objetos, brinquedos e apetrechos que, ao invés de ajudar, acabam atrapalhando pelo excesso de estímulos. Quando a criança possui muitas opções, ela acaba tendo dificuldade para se concentrar e desenvolver uma brincadeira, por exemplo. Ela tenta dividir sua atenção entre todas as opções, e com isso não valoriza nenhuma delas.

O próprio método Montessori, bastante difundido, prega uma redução nas opções e alternância dos brinquedos deixados à disposição da criança, justamente por isso. Segundo estudos, quando se reduz a quantidade de coisas ao redor das crianças, até o comportamento delas melhora. Com menos objetos e opções, a criança consegue se organizar melhor mentalmente, o que se reflete em suas emoções e comportamento. Além disso, tendo menos objetos à disposição, a criança tem maior possibilidade de desenvolver sua imaginação e criatividade.

 

Excesso de informações

O mundo atual oferece um verdadeiro bombardeio de informações. No caso das crianças, é necessário que os pais tentem reduzir essa exposição ao excesso de informações, certificando-se de que os conteúdos que elas acessam sejam adequados para a sua idade.

 

Excesso de rapidez

A vida corrida faz com que sobre pouco tempo livre tanto para os pais quanto para as crianças. Ter esse tempo é fundamental para o desenvolvimento da criatividade, para que a criança possa brincar despreocupadamente e também para refletir e processar tudo o que acontece ao redor dela. Da mesma forma, ter um período para curtir com os pais é benéfico para a família toda, ajudando a fortalecer os laços familiares.

 

 

 

Fonte: BebêMamãe

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *