Blog :: Xalingo

Pai: o que ele faz para ser celebrado?

post1

O Dia dos Pais foi no último domingo e, para além das homenagens que eles sempre recebem, muito se tem questionado sobre o papel do pai na criação dos filhos. Frente ao histórico perfil de ‘pai-provedor’ que apenas ‘ajuda’ a mãe e acredita que isto basta para ‘ser pai’, vemos novos modelos de pais surgindo. Mais participativos, mais presentes, mais… pais, de verdade. E foi um destes corajosos ‘novos-pais’ que escreveu o texto a seguir, fazendo uma importante reflexão acerca destes novos tempos. Confira na íntegra o texto dele.

 

 

O que você faz para ser celebrado?

 

Estamos no prejuízo. No Brasil já foram comemorados trinta e cinco Dias das Mães a mais que Dias dos Pais. O primeiro surgiu em 1918. O nosso apenas em 1953.

 

Trinta e cinco. É muito.

 

Pai e mãe existem desde que mundo é mundo. Mas desde quando damos motivos suficientes para sermos celebrados? Esqueça que estas datas têm, no fundo, um grande apelo comercial. O fato é: criaram uma data só para você. E é importante que você a honre.

 

Honrar significa olhar pra dentro e se perguntar: “O que eu tenho feito de verdade e de coração pelo meu filho? Ou melhor: pela minha família?”. Mas de verdade mesmo. Faça essa pergunta e no final se questione: “Eu mereço parabéns por isso?”. Espero que ouça um sim de você mesmo.

 

Honrar significa olhar nos olhos dos seus filhos e perceber que eles são orgulhosos de você. Por mais que nem saibam o que isso significa. Olhe pra ele agora. Você sente isso? É olhar para sua companheira sem que ela perceba e refletir: “será que formamos mesmo um time na criação do pequeno?”. Ou você só aparece aos 48 do segundo tempo?

 

Os tempos são outros e o homem mostrou ser capaz de evoluir como pai. Às vezes ainda sem jeito. Às vezes sem referência. Sem querer ser mãe. Sendo pai. Cada um do seu jeito. Mas evoluímos.

 

É hora do próximo passo. É hora de recuperar o tempo perdido por muitos dos nossos pais e avôs. É hora de estar junto, de fazer valer. É hora de crescer como homem, como ser humano. De ser uma referência. É a sua hora de ser pai. De bater no peito e simplesmente ser, pra valer, pra merecer.

 

É hora de, com o coração tranquilo, se deixar abraçar pelos filhos, esposa e ouvir cada letra bem dita de um “Feliz Dia dos Pais”.

 

Autoria: @eupapai 

 

 

 

Fonte: Just Real Moms

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *