Blog :: Xalingo

A refeição mais importante do dia

post1

Não é à toa que o café da manhã é considerado a refeição mais importante do dia. Especialmente para as crianças, ele é fundamental e pode até ajudar no desempenho escolar delas.

 

Pesquisas já comprovaram: um café da manhã equilibrado e caprichado melhora a saúde e ativa as funções cerebrais. Por isso ele é tão importante para as crianças, pois essa refeição terá relação com o aprendizado delas.

 

Crianças que vão para a escola pela manhã e não comem nada, podem ficar mais sonolentas e desatentas, refletindo num pior desempenho nas aulas. Isso ocorre porque após várias horas sem comer, o cérebro perde sua capacidade normal de funcionamento em função da falta de nutrientes circulando no organismo.

 

Parece bobagem, mas essa pequena falta de nutrientes vai diminuir a absorção de novas informações e também afetar a memória das crianças. Além disso, ao passar muitas horas sem comer, os pequenos podem apresentar também tonturas, fraqueza e dores de cabeça.

 

Por isso, os pais devem fazer um esforço conjunto para dar o exemplo e criar desde cedo nas crianças o hábito de tomar um bom café da manhã. Segundo os nutricionistas, o desjejum ideal deve conter:

– leite, iogurte, queijos

– pães ou cereais (de preferência integrais, que mantêm a saciedade por mais tempo)

– frutas in natura ou suco natural

 

Confira algumas ideias para variar o cardápio matinal dos pequenos:

– 1 tigela de cereal integral com leite + 1 banana em rodelas ou frutas vermelhas

– 1 pote de iogurte com cereal + 1 fatia de pão francês integral com queijo ou requeijão + 1 copo de suco de laranja natural

– 2 fatias de pão integral com queijo branco + 1 maçã raspadinha com cereal + 1 copo de água de coco

– 1 banana com cereal e mel + 1 copo de leite + 2 fatias de pão integral com peito de peru

 

Além de garantir energia para o dia, um bom café da manhã também ajuda a fortalecer os ossos e musculatura das crianças e ajuda a reduzir o risco de obesidade e de diabetes.

 

 

 

Fonte: Crescer

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *