Blog :: Xalingo

Volta às aulas

post3

 

A volta às aulas pode ser um período muito alegre e empolgante para diversas crianças. Mas para algumas, também pode representar tensão, medo… Cabe aos pais ajudarem a criança a se preparar para retomar a rotina, após o descanso e aventuras das férias.

 

Para ajudar seu pequeno no processo de readaptação à rotina de escola, o ideal é começar gradativamente no final das férias ir reajustando os horários de dormir e acordar, bem como os horários das refeições e lanches. Pois sono e fome são fatores que podem interferir no processo.

 

Para despertar a empolgação do seu filho com a volta às aulas, é interessante leva-lo junto para escolher os materiais escolares. Isto costuma deixar os pequenos bastante animados e ansiosos para usar os novos apetrechos.

 

Também é importante conversar com seu filho sobre a retomada da rotina. Faça uso de momentos divertidos que ele tenha vivido na escola no ano anterior – brincadeiras, jogos, músicas, atividades, os amigos, etc. Além de reavivar a memória dele, faça com que ele se encante com todas as possibilidades e novidades que estão por vir no novo ano escolar.

 

Mesmo com toda esta preparação prévia, pode acontecer de a criança frear na hora de entrar na escola, fazer birra… No caso de crianças menores, pode ser necessário que os pais fiquem um pouco junto com a criança na escola, até ela se sentir mais segura e ambientada. É importante ter paciência e tentar transmitir segurança ao seu filho, ressaltando todas as coisas bacanas que ele pode vivenciar, fazer e aprender na escola.

 

 

 

 

Fonte: Revista Crescer

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *