Nem sempre a criança que se dedica mais aos livros e aos estudos, ao invés de participar da aula de educação física, terá um desempenho melhor nas notas. É o que indica uma pesquisa publicada pelo British Journal of Sports Medicine, segundo a qual a prática de atividade física na infância melhora a capacidade de aprendizado.
Um grupo de 24 pesquisadores de oito países diferentes analisou os efeitos de exercícios praticados por crianças e jovens de 6 a 18 anos na escola e no tempo de lazer. Foram levados em consideração os impactos na forma física, saúde, bem-estar, inclusão social e cognição.
A compilação dos resultados do estudo destaca que fazer atividade física na infância é importante não só para o corpo: crianças que praticam esportes na escola têm um desempenho acadêmico melhor dentro da sala de aula.
Os cientistas consideraram tanto esportes coletivos quanto exercícios físicos educativos feitos na escola e brincadeiras ao ar livre e perceberam que dominar movimentos físicos básicos aumenta a capacidade cerebral. Ou seja, crianças com mais consciência corporal aprendem e memorizam com mais facilidade, porque o cérebro delas está mais estimulado.
Outro aspecto bastante debatido na pesquisa se refere aos benefícios emocionais: os esportes dão segurança e independência, melhoram a autoestima, reduzem os riscos da criança sofrer de ansiedade e depressão e são uma excelente oportunidade para interagir, fazer amigos e aprender a socializar sem a ajuda dos pais. Além de chances para aprender a se comunicar, os esportes ajudam a criar laços afetivos com colegas, familiares e treinadores.
Fonte: Super Interessante