Blog :: Xalingo

Educando meninos fora da cultura do machismo

Escoladeser

 

Pensando num mundo onde as crianças aprendam desde cedo que meninas devem ser tratadas com respeito e direito sobre o próprio corpo (o que vestem, por onde andam e o que fazem) sem serem ameaçadas ou violentadas, uma escola de Goiás criou um programa para educar meninos fora da cultura do machismo.

 

É o projeto “Já Falou Para Seu Menino Hoje?”, da Escola de Ser, um colégio privado sem fins lucrativos em Rio Verde, interior de Goiás. Nele, pais e professores das crianças são convidados para um debate, que visa estimular a conversa sobre o combate à violência de gênero e o desrespeito de todo tipo, e também repensar as metodologias utilizadas no combate à cultura do estupro.

 

Na Escola de Ser, os alunos participam de todas as etapas de funcionamento da escola, da seleção dos temas das aulas por meio de assembleias, até a limpeza e cuidados com o equipamento escolar. Este método democrático de ensino já rendeu 12 prêmios acadêmicos à Escola, além do título de pioneira pela UNICEF.

 

Colocando em prática os conceitos que trabalha, a Escola de Ser já serviu de abrigo para mulheres violentadas e crianças em situações de risco. O projeto vêm causando impacto positivo na comunidade ao redor da escola, fazendo com que mães aprendam com suas filhas que podem e devem denunciar violências e abusos, além de mobilizar as famílias para que professores com comportamento abusivo sejam afastados.

 

Além do projeto “Já Falou Para Seu Menino Hoje?”, a Escola de Ser oferece um curso online sobre prevenção à violência sexual, dirigido a pais e educadores. Como o futuro que queremos para as crianças será construído por elas, não podemos permitir que a noção de normalidade delas seja de violência e desigualdade. Nesse contexto, a Escola de Ser tenta ajudar a construir uma nova normalidade, em que a violência e os abusos contra a mulher sejam meras sombras de um passado distante.

 

Para conhecer mais sobre a Escola de Ser, acesse: www.facebook.com/escoladeser

 

 

 

Fonte: Hypeness

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *