Blog :: Xalingo

O poder da música

 

Aprender a tocar um instrumento musical ajuda a estimular o desenvolvimento neurológico das crianças. Esta constatação é de um grupo de pesquisadores da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos. De acordo com um estudo desenvolvido por eles com crianças de 6 a 18 anos, estudar música melhora as funções do cérebro responsáveis pela memória, controle da atenção, organização e planejamento do futuro.

 

Outro ponto positivo da relação com a música refere-se às crianças em fase de alfabetização. O aprendizado musical desenvolve uma noção interna de ritmo, que potencializa a fala, a leitura e a escrita. Já a concentração necessária para treinar um instrumento ajuda a criança a ter mais foco e disciplina, além de ajudar a controlar as emoções e reduzir a ansiedade. O aprendizado musical pode começar a partir dos 4 anos, quando a criança já é capaz de fazer movimentos mais sutis com as mãos.

 

Mesmo que apenas como ouvinte, o contato com a música já produz grande impacto no desenvolvimento infantil e isto pode ser iniciado desde bastante cedo. Os pais podem estimular a iniciação musical das crianças, tanto para fins apenas recreativos quanto para despertar nelas o interesse por algum instrumento.

 

Veja como inserir a música no dia a dia com as crianças:

 

– Coloque diferentes tipos de música para seu filho ouvir, para aumentar o repertório dele desde cedo. Arrisque vários estilos, mesmo quando não forem seus favoritos. Pode ser rock, música clássica, africana, indígena, jazz, samba… Quanto mais diversos, melhor.

– Faça brincadeiras com sons usando objetos da casa, como panelas, baldes, latas, vidros e talheres. Os vizinhos podem não gostar, mas será muito divertido para as crianças.

– Separe alguns minutos do dia para ouvir música com seu filho, sem realizar nenhuma outra atividade ao mesmo tempo, apenas para relaxar e apreciar a melodia. Conforme ele cresce, essa audição pode gerar ótimas conversas sobre o universo musical.

– Estimule as crianças a ouvir e identificar os sons da natureza – dos passarinhos até o barulho das folhas ao vento. Parece pueril, mas também vale como experiência e memória musical.

Cantem juntos, com e sem música de fundo. Além de todos os benefícios terapêuticos da música, essa atividade é muito divertida e aumenta o vínculo entre pais e filhos.

 

 

Fonte: Revista Crescer e Catraquinha

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *