Blog :: Xalingo

Instrumentos musicais feitos com material reciclado

coleta-seletiva-2

É possível fazer muitos brinquedos legais com materiais que iriam para o lixo. Com um pouco de criatividade e paciência, é possível fazer coisas muito legais que a criançada vai adorar.

 

Que tal aprendermos como fazer instrumentos musicais a partir do lixo? Você pode montar uma banda completa somente com materiais reciclados. Chame seu filho para ajudar você nessa tarefa e depois peça para que ele chame os amigos para fazer aquele som!

 

Tambor: pegue uma lata de leite em pó ou achocolatado vazia. Cole tiras de fita isolante por toda a boca destampada da lata, até cobri-la por completo. Pegue um pedaço de cartolina ou outro papel colorido e envolva a parte cilíndrica da lata. Decore-o como quiser! Para as baquetas, pegue dois lápis e envolva suas pontas com lenços de papel prendidos com fita adesiva. Está pronto o tambor para as crianças começarem a batucar!

 

Chocalho: encha 1/3 de uma latinha de molho de tomate ou uma latinha de refrigerante com pedrinhas pequenas ou açúcar cristal. Passe fita adesiva colorida na tampa, para decorar e evitar de que se abra. Está pronto o chocalho! Basta balançá-lo no ritmo da música.

 

Xilofone: você vai precisar de 5 garrafas de vidro do mesmo tamanho, uma vareta de madeira, água, funil e tinta guache. Encha a primeira garrafa até o gargalo. Para a segunda, e assim sucessivamente, vá enchendo com dois dedos de água a menos.  Colora a água de cada garrafa com gotinhas da tinta guache e mexa bem. Está pronto! Basta você bater cada garrafa com a varetinha para ver a diferença nos sons de cada uma, uns mais agudos e outros mais graves.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *