Blog :: Xalingo

Mitos e verdades sobre a gravidez

A gravidez é um momento muito importante na vida da mulher. Apesar de ser um momento especial, muitas mulheres ficam nervosas e preocupadas com esse período de 9 meses até o nascimento do bebê.

Quando você está grávida sempre tem alguém por perto para dizer o que você deve ou não fazer. Além, é claro, de receitas caseiras bem estranhas e nada confiáveis. Nesse momento em que a mulher está gerando uma nova vida, boatos e mitos só atrapalham.

Confira abaixo verdades e mentiras sobre a gravidez para que você possa passar por esse momento de uma forma mais leve e tranquila. E lembre-se, ninguém melhor do que o seu médico para dizer o que é melhor para você e para o bebê!

mitos_verdades_na_gravidez

– Manteiga de cacau previne estrias? FALSO
Na verdade, usar manteiga de cacau torna a pele da mulher mais sensível, e algumas têm reações alérgicas.

– Grávidas não podem viajar de avião durante o primeiro e o último trimestre de gestação? FALSO
Gravidez não é doença e a gestante pode viajar de avião sempre que quiser. Algumas companhias aéreas não vão aceitá-la no último trimestre, mas isso tem mais a ver com medo de você entrar em trabalho de parto durante a viagem.

– Você não pode ter contato com gatos de estimação durante a gravidez? FALSO
Lembre-se apenas de não trocar a caixa de areia do seu gato, afinal, o risco de toxoplasmose pelo contato com as fezes é grande.

– Grávidas não devem comer salmão defumado? FALSO
Salmão faz bem para as gestantes. É rico em ácidos graxos ômega 3, como o DHA, que estudos mostram ter uma variedade de benefícios para mulheres grávidas e seus fetos. Salmão é um peixe de água fresca, então a probabilidade de contaminação por mercúrio é baixa.

– Gestantes não podem comer sushi? FALSO
Sushi é permitido, exceto quando de cação, peixe-espada e tubarão, que podem conter altos níveis de mercúrio. E também não é bom comer muito atum, pelo mesmo motivo. Dois rolls por semana seriam suficientes.

– Cachorro-quente também é proibido? FALSO
Salsichas também estão liberadas, desde que bem cozidas.

– Pintar o cabelo faz mal para o bebê? FALSO, em partes
O pouco que se sabe sobre o tema, aponta que é provavelmente seguro pintar o cabelo na gestação. A Organização de Serviços de Informação sobre Teratologia, uma rede internacional que divulga dados sobre possíveis riscos na gravidez, afirma que não há relatos de que tinturas de cabelo tenham provocado mudanças na gestação. O órgão ressalta também que pouca quantidade da química das tintas é de fato absorvida pelo corpo.

– A gestante não deve ter relações sexuais enquanto estiver grávida? FALSO
A não ser que você tenha algum problema específico e seu médico lhe dê uma orientação especial sobre isso.

– Banhos quentes na gravidez fazem mal? VERDADE
Você deve evitar saunas, jacuzzis ou qualquer coisa que eleve a temperatura do seu corpo a mais de 38 C.

– Grávidas não devem tomar café? FALSO
Não exagere, mas uma xícara por dia não fará mal a seu bebê.

– Você não deve beber durante a gravidez? VERDADE, mas com uma ressalva.
O Colégio Americano de Obstetrícia adverte as mulheres a ficarem longe do álcool, mas pelo menos um grande estudo britânico realizado recentemente sugere que dois drinks por semana durante a gravidez não farão mal ao bebê.

– Mulheres grávidas devem dormir viradas para o lado esquerdo? FALSO

– A posição do bebê no ventre pode indicar o sexo? FALSO
Além disso, a linha na pele repuxada embaixo do umbigo não indica se seu bebê é menino ou menina. Não dá para saber de nada disso fora do útero.

– Mulheres grávidas precisam comer por dois? FALSO
Carregar um bebê só exige 300 calorias a mais que o normal por dia. Se você comer por duas pessoas, acabará tendo um bebê maior.

– Beber cerveja preta ajuda a mulher a ter mais leite? FALSO
Pode ajudar a mãe a relaxar e, embora isso ajude na liberação de leite, não tem nada a ver com a cevada na cerveja. Além disso, uma cerveja pode ser boa para o bem-estar mental da mãe.

Fonte: Jornal O Globo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *