Blog :: Xalingo

Dificuldades em amamentar não faz de você menos mãe

A jornalista Fernanda Gentil compartilhou em seu Facebook a dificuldade que está tendo em amamentar o filho Gabriel, de apenas 2 meses. Depois de muitas tentativas e sofrimento, Fernanda decidiu recorrer a mamadeira para alimentar o pequeno. Ela veio a público para dividir sua história com tantas outras mães que, como ela, sentem-se culpadas por não poderem amamentar seus filhos com o leite do peito.

A amamentação é um tema delicado já que no Brasil a cultura da amamentação se perdeu muito com o uso indiscriminado de fórmulas a partir das décadas de 70 e 80. Hoje em dia as mães estão mais cientes de que o leite materno é o melhor alimento para o bebê. Mas, e quando a mãe simplesmente não consegue amamentar o seu filho? Como fazer?

Primeiro de tudo é preciso acabar com a culpa, que acaba rodeando as mães que não conseguem amamentar. Segundo, é preciso afastar a ideia de que a criança já nasce sabendo mamar e de que o aleitamento materno é algo simples e que a mãe não enfrentará dificuldades no processo. Além disso, não se pode desconsiderar a falta de apoio de muitas maternidades que oferecem leite artificial para os bebês nos berçários. Tanto o bico da mamadeira quanto a chupeta confundem o recém-nascido e dificultam o sucesso da amamentação, mas mesmo assim são oferecidos em instituições de saúde pelo país afora.

A jornalista ofereceu a mamadeira ao seu filho e mostrou para as mães de todo o Brasil que isso não interfere em nada a relação que se cria nesse momento importante da vida da criança. Também é preciso esquecer a expressão “menos mãe”, que é muito propagada na internet em assuntos que envolvem parto, amamentação e maternidade. Nenhuma mulher será menos mãe se tiver seu filho através de uma cesárea ou ter que alimentar a criança através de mamadeira. Porém, a amamentação é rodeada de mitos que ainda vigoram no Brasil, país com baixas taxas de adesão à amamentação.

amamentacao

Vamos conhecer alguns deles:
– Amamentar é automático: Sim, a amamentação é um ato natural e fisiológico e não, automático. O corpo da mãe não é uma máquina. A relação pele com pele, entre a mãe e o bebê, podem ajudar nesse processo, por isso, logo depois que a criança nasce, ela deve ser colocada sem roupa no tórax da mãe. Esse momento vai favorecer o vínculo e o afeto entre mãe e filho. O bebê não nasce sabendo mamar, ele tem reflexos de sucção e de busca pelo peito materno, mas ele precisa de ajuda para aprender a pega correta (boca em formato de peixe abocanhando toda a aréola e não apenas o mamilo) e vai precisar sugar algumas vezes para também aprender que precisa parar para respirar. É natural, mas não é automático.

– O bico da mãe não é adequado: Vale lembrar que todos os tipos de bico de peito possibilitam a amamentação já que a criança abocanha a aréola e não o bico em si. O bebê ordenha a mama inteira da mãe e, com a consolidação da amamentação, o bico vai se formando com o passar do tempo. Algumas mães recorrem aos bicos de silicone, porém a opção pode prejudicar a amamentação.

– Prótese de silicone e cirurgia nas mamas impedem amamentação: As técnicas usadas hoje nas cirurgias de mama são sofisticadas e dificilmente podem prejudicar o ato do aleitamento materno. De qualquer modo, o seu médico pode solicitar exames e verificar a situação da mama para que qualquer impeditivo seja verificado.

– O leite secou: Apenas 1% das mulheres possuem hipogalactia materna, ou seja, produção de pouco leite. Nas dificuldades que porventura apareçam, a mulher precisa ser fortalecida da sua capacidade em alimentar o próprio filho e não escutar que “tem pouco leite” ou que “o bebê está com fome” e ainda que “ele vai dormir melhor se alimentado por leite artificial”.

– Mães adotivas não podem amamentar: Outro mito da amamentação. Mães adotivas podem sim amamentar seus filhos, já que a produção de leite é algo que não depende, necessariamente, da gestação. Existem técnicas e tratamentos que podem ajudar as mães que adotaram bebês recém-nascidos. Uma delas é o processo de translactação em que a mulher coloca uma sonda no peito e que está fixada com micropore próxima à região areolar e conectada a uma seringa, copo ou recipiente seguro. O bebê suga e, por essa sucção, ele começa a estimular a produção de leite da mãe adotiva.

– Dor na amamentação: Amamentar não dói, se está doendo, a mulher deve procurar ajuda de um profissional de saúde para ser orientada.

– Colostro não alimenta: O colostro é tudo que o bebê precisa nos primeiros dias de vida. Quando um bebê nasce, o estômago é do tamanho de uma cereja e a quantidade de colostro que sai é suficiente para alimentá-lo. Com o passar dos dias, o estômago aumenta e coincide com a apojadura (descida do leite) que acontece geralmente no terceiro ou quinto dia depois do nascimento, mas pode demorar um pouco mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *