Blog :: Xalingo

Saiba quais alimentos são “proibidos” durante a gravidez

Quando a mulher descobre que está grávida uma das primeiras medidas é cortar alguns alimentos da dieta. Além de evitar alimentos industrializados, e priorizar por uma alimentação saudável e natural, a mulher precisa abrir mão de outras comidas.

Confira abaixo os alimentos que devem ser evitados durante a gravidez:

Carnes cruas ou mal passadas – Tanto as de bovinos quanto as de peixes só devem ser consumidas cozidas. Por isso o delicioso sushi está vetado da dieta das futuras mamães. O perigo está no parasita que provoca a toxoplasmose, presente em carnes cruas e fezes de animais. Mesmo que ele não seja encontrado no peixe, há risco de contaminação cruzada – que acontece, por exemplo, se a pessoa que preparou o alimento tiver manipulado outro contaminado. É preciso ter cuidado, pois a doença pode afetar o desenvolvimento da criança, podendo levar até ao aborto.

Adoçantes – Há poucos estudos sobre o consumo durante a gestação. Sabe-se, entretanto, que a sacarina e o ciclamato podem ser prejudiciais para o bebê. Se você tiver que usar adoçantes durante a gravidez, os mais indicados são a sucralose, a estévia e o acessulfame. Por isso, fique atenta ao rótulo das embalagens.

Cafeína – Em excesso, faz mal. Pesquisas mostram que a substância está associada, por exemplo, ao baixo peso ao nascer. A recomendação da Organização Mundial da Saúde é de, no máximo, 300 mg de cafeína por dia (o equivalente a três xícaras de 240 ml de café coado ou duas de expresso). Evite beber o café de estômago vazio, já que a substância aumenta a produção de suco gástrico e pode causar azia. Vale lembrar que ela também é encontrada no chá verde e nos refrigerantes à base de cola.

Bebidas gaseificadas – Não existe contraindicação, mas as bebidas com gás, até mesmo a água, prejudicam ainda mais a digestão do que os líquidos comuns. Simplesmente porque aumentam o volume do estômago. Melhor tomá-las somente entre as refeições – e não durante. Se você não resiste a um refrigerante, evite os à base de cola (por causa da cafeína) e as versões light, que em geral têm diversas combinações de adoçantes.

Comidas industrializadas – Têm de ser restringidas, na medida do possível. Não apenas por serem pobres em nutrientes, mas também porque a maioria contém sódio em excesso. O mineral é importante para o organismo, já que mantém o volume de líquidos, mas quando o limite recomendado por dia – até 2 g – é ultrapassado, os efeitos são inchaços e aumento da pressão arterial. Sopas, temperos e salgadinhos industrializados são os principais vilões.

Pregant woman eating peanut butter

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *