Blog :: Xalingo

Quando a obesidade infantil se inicia na vida da criança

A obesidade infantil é um dos problemas de saúde mais graves dos nossos tempos. Nos últimos 30 anos, o número de crianças obesas nos Estados Unidos dobrou e o de adolescentes obesos triplicou, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

Pensando em como controlar essa doença, pesquisadores investigaram quando, exatamente, as crianças têm maior probabilidade de tornarem-se obesas.

O médico Venkat Narayan e sua equipe, da Escola de Saúde Pública Rollins da Universidade de Emory, em Atlanta (EUA), observaram mais de 7,7 mil crianças durante nove anos, da pré-escola ao nível equivalente à nona série no Brasil.

81715075
A pesquisa revelou que o peso nos primeiros anos de vida é um forte indicador de problemas futuros. Crianças de 5 anos com sobrepeso têm quatro vezes mais chance de se tornar obesas até os 14 anos.

Entre as crianças avaliadas, 12% já eram obesas aos 5 anos e 14% tinham sobrepeso. Entre as que tinham peso adequado para a idade, apenas 8% se tornaram obesas aos 14 anos, enquanto 32% das acima do peso e das obesas se tornaram ou continuaram obesas no final do ensino primário.

Os pesquisadores recomendam que os pais prestem atenção ao peso das crianças desde cedo – e não apenas isso. Cuidar da dieta desde cedo também é uma ótima arma contra a obesidade infantil.

Engana-se quem pensa que o problema é vivido só por crianças americanas. O Brasil também enfrenta o problema. Quase metade da população (48%) pesa mais do que deveria. O histórico médico das crianças (33% têm sobrepeso e 14% são obesas) já é comparável ao dos avós: colesterol alto, diabetes, desgaste nas articulações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *