Um dos maiores desafios de pais e filhos está na hora do sono. Alguns filhos não conseguem ficar longe da cama dos pais, e alguns pais, por sua vez, se sentem mais seguros com os pequenos por perto. Mas como resolver esse impasse?
Uma ideia que vem ganhando força atualmente é a chamada Cama Compartilhada. Segundo especialistas, o método pode trazer benefícios para ambos os lados já que a criança se sente segura e os pais de primeira viagem também ficam mais tranquilos, especialmente para as mães que ainda amamentam. No entanto, outros pediatras veem risco na prática e alertam os pais sobre os riscos de sufocamento do bebê durante a noite.
Nos casos em que a criança não consegue sair da cama dos pais, a ideia é, gradativamente levar o pequeno para o seu quarto e mostrar para ele as vantagens de ter um cantinho só seu. Se você está com problemas nesse ponto, confira algumas dicas de como incentivar a criança é dormir sozinha:
– É preciso ter muita paciência nesse processo pois a adaptação pode ser muito demorada
– Uma dica é colocar um colchão do lado da cama do filho e dormir no quarto dele no começo
– É preciso ser firme para que não ajam recaídas de uma das partes
– Fazer um quarto agradável para o pequeno, ou seja, um lugar onde ele queira ficar, que tenha a sua cara.
Para quem enfrenta o dilema da criança dormir sozinha, sugiro a leitura do texto “O que faz a criança precisar de alguém ao seu lado para adormecer”, no blog Ninguém cresce sozinho. http://ninguemcrescesozinho.com/2013/08/19/o-que-faz-a-crianca-precisar-de-alguem-ao-seu-lado-para-adormecer/#comments