Blog :: Xalingo

Será que meu filho precisa usar óculos?

Como saber se o seu filho está com problemas de visão e precisa usar óculos? Essa é uma pergunta que muitos pais se fazem, afinal nem sempre é fácil identificar a necessidade do uso de óculos para as crianças.

A primeira dica é fazer o Teste do Olhinho assim que a criança nasce. Esse teste é gratuito em algumas cidades e é realizado nas primeiras 48 horas de vida da criança. Com ele, é possível descartar alguma anormalidade na visão. Se não for diagnosticado nenhum problema no teste, é conveniente levar a criança ao oftalmologista quando começar a escola, ainda mais se houver precedente familiar.

172628827

Mas ainda o melhor que os pais podem fazer é observar a rotina do filho e perceber, em pequenas atitudes, se a visão está com alguma anormalidade:
– Veja se a criança fica muito próxima da TV quando vai assistir a algum programa
– Se ela tropeça ou bate em coisas com frequência
– Aparece nas fotos com a pupila (aquele buraquinho preto que fica no centro do olho) esbranquiçada em vez de ser bem preta
– Fica com os olhos lacrimejantes ou vermelhos com frequência
– Reclama de dores de cabeça
– Apresenta diminuição no rendimento escolar

E os óculos de sol? Segundo especialistas, a proteção ultravioleta está indicada para qualquer idade. Os pequenos podem, e devem ter seus olhos protegidos contra raios solares. O que muitas pessoas não sabem é que não adianta apenas utilizar óculos com as lentes escuras, o produto deve ter qualidade e com proteção ultravioleta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *