Blog :: Xalingo

Crianças e cães, melhores amigos?

Não há duvidas de que os animais de estimação são ótimos estímulos para as crianças. São divertidos, fiéis e brincalhões, mas exigem cuidados especiais de segurança. Crianças e adolescentes representam 42,8% dos atacados por cães no Estado de São Paulo, segundo um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde. Além disso, o estudo mostrou que as crianças de 5 a 9 anos de idade são as maiores vítimas de mordidas de cães.

dog_and_kid

Os pequenos costumam tratar o cachorro como bichinho de pelúcia e podem assim provocar reações inesperadas nos animais, mesmo quando ambos convivem na mais perfeita paz em casa. Atenção: estes são motivos para se ter alguns cuidados especiais mas não, necessariamente, motivos para afastar crianças do convívio com os adorados cães. Confira algumas dicas para uma amizade segura:

– ao visitar uma casa que tem cachorro, peça que o dono prenda o animal para deixar a criança mais segura. Se a criança insistir em brincar com o cão, segure –a no colo ou pela mão e brinque junto com ela.

– antes de adquirir ou adotar um animal, pesquise e informe-se sobre a raça e sua personalidade. Existem cachorros menos propensos a um convívio tranquilo com crianças.

– Se o bicho já fazia parte da família antes de o bebê chegar, “apresente-o” desde cedo e deixe que ele o cheire para entender que a nova pessoa também é parte da família.

– ensine a criança a tratar o cão com respeito, evitando brincadeiras agressivas como puxar o rabo ou orelhas.

– supervisione sempre as brincadeiras da criança quando o cãozinho estiver por perto.

via

(Imagem via dogspot.in)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *