Blog :: Xalingo

Aproveitando os alimentos ao máximo

É importante ensinar sobre sustentabilidade e economia desde cedo para os pequenos. E uma das principais formas de fazer isso é não desperdiçando comida. Você sabia que 1/3 de tudo o que compramos vai fora? Pois é! Por isso é hora de pensar em aproveitar tudo o que sobra na sua cozinha…

A carne que sobrou do almoço pode ser desfiada para um sanduíche, o purê pode virar uma mini tortinha de caneca (coloque o purê, cubra com molho, queijo e micro-ondas nele!), as frutas que estão passando podem virar geleia, os legumes maduros demais podem virar um creme de legumes, e por aí vai…

E aquele arroz que sobrou do almoço que sua mãe já transformava em bolinho pode ficar ainda mais “reaproveitado”: você pode misturar nele folhas de vegetais, que costumam ser riquíssimos em nutrientes e irem direto para o lixo!

bolinhos1

2 xícaras de chá de arroz cozido

1/2 xícara de chá de queijo ralado (ou sobra de algum queijo que você tenha na geladeira)

1/2 xícara de chá de leite

2 colheres (sopa) de cheiro verde picado

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 maço de folha de beterraba ou outro vegetal que você tiver (brócolis, couve-flor, restos de couve e de espinafre, etc)

1 xícara de chá de farinha de trigo

3 ovos

Corte as folhas em tiras bem fininhas e passe em água quente. Misture-as aos demais ingredientes. Faça as bolinhas com uma colher e coloque em uma forma untada. Asse em forno médio até dourar bem.

Confira o passo-a-passo em imagens, clicando aqui.

bolinhos2

Fonte: Receitas do Zira, levemente adaptada pela gente 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *