Blog :: Xalingo

Mitos e verdades sobre alimentos congelados

A praticidade dos alimentos congelados é sedutora, não há como negar. Solteiros ou casados, jovens ou adultos, a grande maioria costuma recorrer de vez em quando aos produtos prontos que o supermercado oferece. Algumas pessoas, porém, ainda se questionam sobre o hábito de congelar e/ou consumir alimentos congelados, preocupadas com a saúde e com a qualidade final dos ingredientes.

O Bem-estar do Uol publicou uma lista importante de mitos e verdades para esclarecer essas dúvidas tão comuns. Destacamos aqui algumas informações que podem ajudar muita gente a decidir como se alimentar melhor sem deixar a praticidade de lado:

* “Os alimentos perdem grande parte dos nutrientes quando congelados” > Mito. Segundo o nutrólogo e o nutricionista consultados pela reportagem, o impacto nutricional é muito pequeno. Nas carnes, por exemplo, o congelamento praticamente não afeta o conteúdo de proteínas, mineiras e vitaminas.

* “Alguns alimentos não devem ser congelados”> Verdade. Mesmo não perdendo o conteúdo nutritivo, alguns alimentos podem perder a textura, a firmeza e outros aspectos, como é o caso do tomate, pepino, das verduras de folha, banana, iogurte, maionese e macarrão sem molho, entre outros.

* “Qualquer produto só pode ser congelado uma vez”. > Verdade. O que acontece é que, durante o descongelamento, o produto pode ser contaminado com crescimento microbiano, além de perder a água, o que pode alterar as propriedades organolépticas, segundo o nutricionista.

* “Há um tempo máximo para o produto ser congelado” > Verdade. No freezer doméstico é recomendado congelar por até 12 meses porém, cada alimento indica esse tipo de informação em seu rótulo, é importante estar atento.

* “O processo de congelamento mata as bactérias do alimento” > Mito. Ao contrário do que a maioria pensa, o frio não mata as bactérias, ele apenas as deixa em um estado inativo e inibe o crescimento de micro-organismos, além de retardar as reações químicas que provocariam a deterioração dos alimentos.

* “A melhor maneira de descongelar um alimento é deixá-lo em temperatura ambiente, na bancada da cozinha” > Mito. Ainda segundo o nutricionista consultado, a forma correta é deixar o alimento na geladeira por 12hs, fazendo o degelo de forma mais gradual e sob refrigeração – mantendo assim as propriedades do alimento e também a segurança.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *