Blog :: Xalingo

Devo manter a rotina das crianças nas férias?

Esta é uma dúvida que muitas mães têm quando termina a época de escola. Durante todo o ano, mães e pais se esforçam para manter uma rotina que facilite o dia a dia da casa. E ela inclui: horário para dormir e acordar, ter um tempo definido para as lições de casa, horário de brincar. Mas agora as crianças estão longe da escola e a manutenção desses horários tornou-se um desafio.

Maria Luiza Bustamante, psicóloga do Instituto de Psicologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, afirma que nas férias os horários acabam sendo mais flexíveis. “A rotina precisa mudar nas férias, pois é preciso preencher um tempo livre que no período letivo não existia”, diz. Por isso, nesse período, a psicóloga não vê problema em deixar a criança acordar um pouco mais tarde, brincar até mais tarde ou fazer as refeições em outros horários (desde que ele se alimente de forma saudável).

Mas é preciso cuidar para que a flexibilidade não se transforme somente em muitas horas a mais em frente da televisão, videogame e computador. Este controle de tempo continua sendo necessário, assim como do conteúdo que as crianças acessam. Deve-se estimular os pequenos a fazerem outras atividades, fora de casa.

Quando chegar perto da volta à rotina do período letivo, é preciso uma preparação. A sugestão da psicóloga é começar a retomar o ritmo na última semana antes da volta às aulas. Reclamações serão normais, mas é preciso ser firme. “A rotina é fundamental para a criança, traz segurança e organiza a vida de toda a família”, explica Maria Luiza.

Fonte: Revista Crescer

2 ComentáriosDeixe um comentário

  • Só evite preencher o tempo de férias com 1001 cursos. Assim, é como trocar seis por meia dúzia. Crianças também precisam quebrar a rotina, por mais que isso exija bastante dos pais. Há muitas dicas interessantes de diversões interessantes, animadas, educativas e baratas! Veja a programação da sua cidade. Vale à pena conferir!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *