Blog :: Xalingo

Quando os pequenos não gostam de escovar os dentes

As crianças costumam ter fases em que não querem comer, em que não querem tomar banho, em que não querem escovar os dentes… Na maioria dos casos, são apenas fases que acabam passando. Mas as consequências delas às vezes podem ficar!

Se seu filho passar meses relutando contra a escovação dos dentes, cáries, infecções e outros problemas bucais podem se manifestar. Mas como lidar com os pequenos que veem na escova de dentes seu maior inimigo? Quem dá as dicas é a ortopediatra Vânia Côrtes, para a Revista Crescer:

“Os pais podem e devem usar todos os artifícios para estimular o filho a escovar os dentes. Nesta fase, é normal a criança se rebelar, porque se considera independente. Cada qual se expressa de uma maneira: não corta o cabelo, as unhas, evita a escovação… O importante é não ceder. Mostre desenhos com personagens que fazem a higiene bucal e faça pose em frente ao espelho enquanto escova os seus dentes (afinal, eles aprendem por imitação). Se ele trancar os lábios, vale dar risada e fazer cosquinhas. Assim que abrir a boca, comece a escovação. Outra dica é escolher uma pasta sem flúor, gostosa, e uma escova com desenhos. Se preferir, opte pelas elétricas, que massageiam as gengivas. Deixe uma escova na mão do seu filho para que ele se sinta capaz de fazer sozinho e vá dando as orientações, mas não se esqueça de dar uma bela escovada depois.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *