Blog :: Xalingo

Cuidados com os acidentes domésticos

As férias de inverno estão chegando e, com elas, mais tempo com as crianças em casa. Sempre que os pequenos estão por perto, é preciso atenção redobrada para evitar aqueles pequenos acidentes domésticos – e que nem sempre são tão pequenos assim… Por isso, é preciso estar mais atento aos movimentos de rotina dentro de casa.

Já pensou se o seu pequeno alcança na alça daquela panela de água fervente em cima do fogão? E se o pequeno alcançar aquele pote de desinfetante que ficou em cima da mesa? Certamente são cenas que nenhuma mãe e nenhum pai querem sequer imaginar!

Separamos algumas dicas de como proceder em caso de algum acidente doméstico:

Queimaduras:

Leves – Aquelas vermelhas, sem bolhas imediatas. Coloque a parte queimada em um recipiente com água fria por cinco minutos, seque sem esfregar e isole com gase ou pano limpo.

Médias – Se tiver bolhas, nunca fure-as! Também coloque a parte queimada por cinco minutos na água fria e analise; recomenda-se levar ao pronto-socorro.

Graves – se houver contato intenso com fogo ou produtos químicos, procure imediatamente atendimento médico.

Intoxicação

Não dê água nem estimule o vômito. Leve imediatamente ao médico e não esqueça de levar a embalagem do que a criança ingeriu junto, para ajudar no atendimento.

Engasgamento

Estimule a criança a tossir. Se você conseguir ver o objeto engolido, pode tentar retirá-lo. Mas o mais recomendado é buscar atendimento médico de emergência.

Convulsão

Não precisa necessariamente segurar a língua. Deite a criança de lado para que ela não se engasgue com a saliva ou vômito. Conte o tempo da crise e procure o médico.

Fratura

Não tente colocar no lugar. Simplesmente imobilize e leve imediatamente ao especialista.

Cortes

Lave o local com água corrente e tente estancar o sangue com um pano limpo. Se for muito profundo, leve ao médico para suturar.

Batidas

Coloque gelo na parte machucada. Se, nas 12 horas após a batida, a criança tiver náuseas, dor de cabeça, sonolência ou convulsão, leve-a imediatamente para o hospital.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *