Blog :: Xalingo

Comer peixe e frutos do mar na gravidez pode ajudar a criança

Pesquisadores da Universidade de Bristol e do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos realizaram uma pesquisa que mostra que consumir peixe e frutos do mar durante a gravidez pode trazer benefícios a longo prazo para a criança.

O estudo analisou os hábitos alimentares de 11.875 mulheres grávidas e, posteriormente, acompanhou as habilidades sociais, de comunicação, de coordenação motora e o QI dos filhos dessas mulheres até os oito anos de idade.

Os resultados indicaram que filhos de mães que ingeriram grandes quantidades desses alimentos durante a gravidez apresentaram melhores índices de habilidades sociais e de comunicação aos sete anos de idade.

Constatou-se que bebês de mães que consumiram menos de 340 gramas de peixe e frutos do mar por semana apresentaram um aumento de 48% no risco de acabarem no grupo de mais baixo desempenho em termos de inteligência verbal. O baixo consumo de peixe e frutos do mar durante a gravidez também foi associado ao aumento do risco de a criança apresentar índices baixos de comportamento e de desenvolvimento motor, de comunicação e sociabilidade.

O coordenador do estudo afirma que as mulheres devem consumir pelo menos uma ou duas porções de peixe por semana, seguindo uma mistura de diferentes tipos de peixe. Devem ser incluídos na dieta, durante a gravidez, peixes como salmão, sardinha e cavala, que são fonte de ômega-3.

Fonte: revista Primeiros Passos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *