Blog :: Xalingo

A importância do café da manhã

O café da manhã é um momento extremamente importante para todas as pessoas, pois as longas horas de sono – e, consequentemente, sem comida! – deixam o corpo sem combustível para enfrentar o dia. Assim, alimentar-se quando acorda é uma necessidade e não um luxo!

Sabemos que fazer as crianças comerem pela manhã pode ser difícil, especialmente porque elas acordam sem fome. Mas, aos poucos, mostre a importância dessa rotina e acostume-os desde cedo. Que não toma café da manhã acaba comendo demais ao longo do dia. O problema é que, muitas vezes, deixa-se os nutrientes de lado em prol de alimentos mais calóricos e menos saudáveis. Afinal, o corpo pede por energia.

Para escolher o que dar de café da manhã para as crianças, confira algumas recomendações nutricionais:

  • Até os três anos, entre 200 e 250mml de leite são suficientes para alimentar os pequenos. Pode-se fazer uso de achocolatados e farinha enriquecida, se os pais julgarem necessário.
  • Dos três aos seis anos, além do leite deve-se incluir algum complemento, como pão (do tamanho de uma bisnaguinha) ou cereais. Outra opção é preparar uma vitamina de frutas com aveia.
  • Dos seis aos dez anos, além do leite inclui-se mais pão (o equivalente a duas bisnaguinhas) ou cereais. A vitamina com frutas segue como opção.

Mesmo com estas recomendações simples, é preciso alguma atenção. Ao invés de opções mais calóricas, como os cornflakes que já vem com açúcar, que tal incentivar os pequenos a comerem outros cereais, como aveia e granola? E fique atento: os cornflakes açucarados não são recomendados a crianças com sobrepeso.

Na hora de escolher os pães, que tal ficar com os integrais. Se eles fazem bem para os adultos, certamente serão uma escolha mais saudável para as crianças. E se seu filho não gostar de leite, escolha outro alimento que seja fonte de cálcio, como queijo (de preferência o branco).

Como incentivo, que tal elaborar um cardápio semanal, organizando a rotina e variando os alimentos? E não esqueça: você é o exemplo! De nada adianta fazer uma mesa linda e querer que seus filhos comam se você não acompanha-los neste momento! Aproveite e promova, diariamente, um encontro da família pela manhã! Será a hora da saúde e amor para todos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *