Blog :: Xalingo

Planejando o menu semanal

Como comentamos ontem, planejar antecipadamente o menu semanal ajuda a agilizar o preparo diário, facilita na hora de fazer a lista de compras e evita o desperdício de alimentos. Somamos as dicas do blog Vida Organizada a algumas ideias nossas, a fim de ajudar você a inserir essa prática no seu dia-a-dia!

O ideal é que esse cardápio seja feito já no final de semana, mas se você gosta de apenas relaxar nos seus dias de folga, não há problemas em deixá-lo para a segunda.

1. Simplifique

Tudo bem querer testar uma receita nova de vez em quando ou preparar um prato mais demorado ou complicado. Mas na maior parte dos dias é melhor simplificar. Vá no conhecido, que você já sabe fazer e todos na sua família gostam. Faça uma lista dos pratos em um papel mesmo ou em uma planilha. Você certamente listará mais de sete pratos. Encontre variações entre eles.

E tente sempre combinar carnes, carboidratos (um ou dois) e pelo menos dois tipos de saladas ou legumes, para garantir uma alimentação equilibrada.

Ou opte por pratos únicos, que combinem vários desses grupos como, por exemplo, carreteiro, sopa de legumes com carne, escondidinho, etc.

A outra maneira de simplificar é cozinhar em quantidade dobrada e coma o restante na refeição seguinte.

2. Reaproveite!

Sobrou muito arroz do almoço de ontem? Bolinho nele! Sobrou muito tomate da salada? Ele pode virar um saboroso molho ou antepasto para comer com torradinhas! Sobrou carne? Ferva, desfie e congele para rechear pastéis ou tortas salgadas.

Todas essas ideias também podem virar gostosos lanchinhos para as crianças levarem para escola ou até mesmo para você levar para o trabalho!

3. Faça um inventário

Você possui três áreas de armazenamento de comida: despensa, geladeira e freezer (ou congelador). Veja o que já está armazenado (que pode ser usado) e o que você precisa comprar para cozinhar o que listou anteriormente. Essa será a sua lista de despensa semanal para comida.

Pelo menos uma vez por semana, vá ao mercado e providencie tudo. Ou seja: você não precisará comprar comida todos os dias, muito menos perder tempo decidido o que irá comprar para cozinhar. Você já sabe com antecedência e economizou um tempo precioso.

4. Otimize

Se você tem freezer e não se importa de comer comida congelada, vá em frente! Você pode congelar arroz, feijão e outras opções para consumir ao longo da semana, apenas temperando e esquentando junto com algum acompanhamento. Otimize o que puder de acordo com a sua filosofia alimentar.

5. Varie

É claro que você pode instaurar sábado como o “dia da pizza”, mas será que estrogonofe toda segunda-feira terá o mesmo impacto? Será que não enjoa logo? Então procure variar as receitas o tanto que você puder. Se você faz espaguete toda semana, varie o molho: tomate, carbonara, branco, bolonhesa etc. O estrogonofe pode variar entre carne de gado, carne de frango, camarão e até berinjela!

6. Curta!

É bom ter as coisas no piloto automático, mas se por acaso você descobrir uma receita nova, simples e rápida, por que não? É uma delícia descobrir sabores novos e aumentar o repertório! Quem sabe você não acaba substituindo todo o menu atual, com o tempo?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *