Blog :: Xalingo

Planejando a sua semana

Sua vida é uma correria eterna? Trabalho, casa, filhos, academia, vida social… E nesse meio tempo ainda precisamos nos manter bonitas! Às vezes parece que não vamos dar conta de tudo.

Na semana passada, publicamos algumas dicas de como ensinar produtividade para as crianças, para que eles auxiliem a manter a vida familiar mais regrada e organizada. Esse tipo de ensinamento é muito importante, pois, além de facilitar o dia-a-dia, deixa um bom legado para a futura vida adulta dos pequenos. Além do mais, engajar a família toda nas tarefas domésticas não só ajuda a te deixar menos sobrecarregada como aumenta os laços familiares e o senso de cooperação.

Mas além do engajamento, um pouco de planejamento também faz uma enorme diferença na correria diária. O blog Vida Organizada publicou uma lista de 5 coisas para fazermos toda segunda-feira, a fim de facilitar a vida no restante da semana. Compartilhamos com vocês, somando algumas dicas e comentários nossos:

1. Defina um menu para a semana*

Definir os pratos que serão feitos durante a semana não só ajuda a agilizar o preparo diário como também facilita na hora de fazer a lista de compras e evita o desperdício de alimentos.

2. Faça um pouco de exercícios

Nem que isso signifique simplesmente se alongar ao acordar ou levantar para dar uma volta a cada 1h30 no trabalho. Movimente-se para não enferrujar, essa é a verdade. E é aquilo: exercício libera endorfina, que nos deixa bem. Faz bastante diferença naquele dia sem muito pique (como costumam ser as segundas-feiras).

Se a escola das crianças é perto de casa, levá-las a pé também é uma boa ideia!

3. Planeje a semana com a sua agenda

Verifique seus compromissos não só para a segunda, mas também para os dias subsequentes. Tome providências antecipadas para não deixar para última hora.

4. Trabalhe no destralhamento da sua casa

Sempre é bom fazer uma vistoria para se desfazer do que só está ocupando espaço. Quando puder, pegue um saco de lixo, marque 15 minutos no timer ou no alarme do seu celular e passe pela casa recolhendo embalagens vazias, correspondências inúteis e o que mais achar que pode jogar fora. Para mim, fazer isso sempre dá a sensação de dever cumprido com relação à casa.

5. Não bagunce

Quando chegar em casa, à noite, não deixe o casaco em cima do sofá e os sapatos no meio do corredor. Guarde-os no lugar certo. Lave a louça. Limpe a pia do banheiro. Dê uma geral básica (e sem perder um tempo enorme com isso) na casa apenas para não começar a semana no meio da bagunça. Oriente as crianças e o marido a fazerem o mesmo!

* Falaremos sobre isso no post de amanhã!

2 ComentáriosDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *