Blog :: Xalingo

Organizando a rotina das crianças

Já que estamos falando muito sobre organização, por que não pensar em como ajudar as crianças a organizarem sua rotina e ensiná-las sobre como se organizar para cumprir compromissos desde pequenas?

O blog Criando Crianças indica que se usem calendários ao invés de agenda para as crianças. Uma vez que crianças, principalmente as em idade pré-escolar, têm dificuldade em entender a passagem do tempo, o uso de um calendário é uma boa ideia, pois torna concreto algo que é abstrato.

É interessante comprar ou fazer um daqueles que possui um quadradinho para cada dia do mês e espaço para fazer anotações diárias. Fixe-o na parede do quarto. O blog sugere que se pinte os fins de semana de cores diferentes, use adesivos para marcar compromissos como aulas de natação, ida ao dentista, etc. E, à noite, deve ser riscado o dia que se foi e adiar para dias subsequentes tarefas que porventura não foram cumpridas.

Outra ideia do mesmo blog é criar um planejamento semanal. Use uma cartolina, divida-a em sete colunas e faça as linhas da hora que acorda até a hora de dormir. Anote ali todas as tarefas do dia, incluindo, horário do banho, de ver TV, de almoçar e ensine à criança a seguir esse planejamento. Para as menores, use desenhos. Não esqueça de deixar horários livres, afinal a criança precisa brincar!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *