Blog :: Xalingo

Consumo moderado de café não prejudica sono dos bebês

Muitos são os mitos que assusta as gestantes e mães que amamentam. Alguns têm fundamento, enquanto outros vêm sendo derrubados pela ciência. Recentemente, estudo da Universidade Federal de Pelotas (RS) concluiu que o consumo de cafeína por gestantes ou mulheres que amamentam não interfere nem causa problemas no sono dos bebês, desde que o consumo seja moderado. Recomenda-se que não passe de pouco mais de uma xícara de café ao dia – cerca de 300 gramas de café por dia (o que representa 200 miligramas de cafeína).

Para a pesquisa, que foi publicada na revista internacional Pediatrics, foram entrevistadas 855 mulheres que haviam acabado de dar à luz. Elas responderam perguntas sobre ingestão de cafeína e hábitos de sono dos bebês, de até três meses. Exceto uma participante, todas as demais disseram ter bebido cafeína durante a gravidez, sendo que 20% delas consumiam em grande quantidade (ao menos 300 miligramas ao dia). Pouco mais de 14% dessas mulheres relataram problemas de sono em seus bebês (acordavam ao menos três vezes na noite).

Apesar deste relato, os pesquisadores não encontraram relação significativa entre o consumo de cafeína e os problemas de sono dos bebês. Para eles, esses resultados acrescentam informações a outros estudos que afirmam que o consumo de cafeína de forma moderada é segura durante a gravidez. Mas eles deixam claro no estudo: essa informação é válida somente para gestações normais e saudáveis. Isso porque bebês prematuros, por exemplo, podem ser mais sensíveis aos efeitos da cafeína consumida por mulheres que estão amamentando.

               

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *