Blog :: Xalingo

As crianças e a lição de casa

As crianças chegam da escola com a lição para fazer. Quantas vezes você sentiu que a lição de casa do seu filho pareciam mais com o seu dever de casa? Nem sempre as propostas dos professores podem ser executadas somente pelas crianças, o que demanda tempo dos pais. Claro que dispor de tempo para os pequenos é importante, mas são estas tarefas que devem ser feitas em conjunto?

A expressão “dever de casa” mistura emoções. Por um lado, é importante que os alunos revejam as lições da sala de aula em casa e se preparem para o dia seguinte. Do outro lado, algumas tarefas roubam um precioso tempo em família. Há, inclusive, tarefas que tumultuam ou dão dor de cabeça aos pais.

O que podemos fazer para tornar mais leves as atividades de casa?

Definir um local para fazer os temas

A maioria das crianças funciona melhor quando conta com uma estrutura. Fazer o trabalho escolar no mesmo lugar todos os dias ajuda na concentração. Quem tem mais de um filho e espaço em casa, pode separá-los para que cada um preste atenção à sua tarefa: uma criança na mesa da sala e outra na da cozinha, quem sabe? Se há uma mesa só, coloque-os separados – um em cada ponta da mesa – e não lado a lado. Se os filhos já são maiores, podem querer privacidade; entretanto, não esqueça deles e faça sempre um check-in nas atividades.

Tenha um conjunto de material escolar em casa

Quem mantem o material à mão economiza tempo e diminui a chance de brigas e momentos de estresse Afinal, as crianças podem precisar de algo que só tem na escola!

Defina um tempo para a atividade

Calcule o tempo médio que seu filho demora fazendo o dever de casa e estipule um período de tempo. Quando não há controle, a criança pode se dispersar, ficar horas em frente ao material escolar e, na hora de dormir, ainda não ter concluído a tarefa. Este tempo de estudo é inegociável! Não ceda à cara feia e resmungos!

Mesmo que a tarefa seja concluída ou seu filho não tenha lição de casa para aquele dia, faça-o dedicar aquele tempo ao estudo. Você pode:

• pedir para ele ler um texto em voz alta, o que melhora a leitura e a fluência;

• deixar que ele use jogos interativos on-line de matemática;

• pedir para que ele ensine ou explique para você algo que aprendeu em aula, inclusive fazendo-lhe perguntas sobre o assunto.

Ajude, mas não faça por ele

Lembre-se bem disso: sua função é apoiar e não fazer a lição pelo seus filhos. Para os professores, é melhor uma resposta errada na letra da criança do que a resposta certa escrita pelo pai. E fique ligado: os professores sabem diferenciar o texto escrito por um adulto e por uma criança; mesmo que você dite a resposta, o professor saberá quem a escreveu.

Incentive seu filho a fazer o melhor

O esforço em prol de um bom resultado é um dos bons hábitos que uma criança pode desenvolver!

Fazer uma correção rápida do trabalho concluído

Se você ver algo que precisa ser corrigido imediatamente, para que a criança não memorize os fatos errados, faça deste um momento de aprendizado. Em seguida, procure formas de incentivá-lo, destacando pontos positivos da tarefa concluída. O importante é ter uma forma de terminar com uma nota positiva.

A lição de casa faz parte de uma jornada chamada infância. Faça com que ela se torne algo que vai beneficiar toda a família!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *