Blog :: Xalingo

Cuidados a serem tomados antes de engravidar

A gravidez é um momento especialíssimo na vida da mulher. Para garantir que esse momento tão importante seja tranqüilo e não permeado por percalços, existem alguns cuidados que devem ser tomados antes de decidir engravidar.

Fazer uma consulta médica antes de engravidar é item de primeira necessidade. Faça um check-up geral de sua saúde, se possível. Fazer um exame geral de sua saúde vai assegurar que você não venha a descobrir alguma doença grave ao longo da gravidez, o que poderia por em risco a sua saúde ou prejudicar o desenvolvimento do seu bebê. Nesses testes, incluem-se o exame de Papa-Nicolau, exames de seios para verificar células cancerígenas ou caroços malignos, além de exames sanguíneos, a fim de verificar a necessidade de vacinas contra rubéola, dentre outras. Caso haja na família histórico de doenças genéticas, tais como Diabetes, o seu médico também poderá solicitar alguns exames mais específicos.

Peça também, para o seu médico, conselhos sobre alimentação e exercícios. É importante que já se vá tomando esses cuidados desde a decisão, para que, quando engravidar, você já estar com a saúde em dia. Verificar se o seu peso não está muito acima ou abaixo do ideal também e muito importante para melhores condições da gravidez. E dietas ou regimes iniciados antes do início da gestação não devem ser mantidos, a fim de evitar uma desnutrição do feto. Se você toma remédios, também é bom verificar com o seu médico se haverá a necessidade de trocar alguma medicação.

Além dos cuidados médicos, é muito importante verificar se há alguém para dar o suporte necessário para a mamãe durante a gravidez. Por mais que a gravidez possa ser tranqüila, é importante levar-se em conta que alguns cuidados especiais devam ser tomados.

Depois de todos os cuidados tomados, e exames feitos, é só curtir esse momento tão especial. Boa gestação!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *