Blog :: Xalingo

E agora, que nome terá meu bebê?

O nome de uma pessoa pode ser seu bem mais valioso. Afinal, quando conhecemos alguém a primeira coisa que falamos é o nosso nome. Por isso, os pais devem ficar atentos à escolha do nome do filho que está por vir. Afinal, a escolha feita pelos pais nos nove meses de gestação pode ser motivo de orgulho e reconhecimento ou de piada e desgosto – caso a escolha seja infeliz.

Um bom nome tem uma sonoridade bonita, é fácil de escrever, pronunciar e lembrar. Por isso, na hora da dúvida opte pelo mais simples. Afinal, o bem-estar da criança no futuro é mais importante do que satisfazer um capricho dos pais. Para testar o nome, escreva-o, fale em voz alta, imagine diálogos que incluam o nome, analise-o conjuntamente aos sobrenomes. E não esqueça que, até a hora do registro, você pode mudar de ideia. Vai que o bebê nasce, você olha com amor e carinho para ele e constata que sua imagem combina mais com João do que com Paulo?

Muitas pessoas acreditam que o nome é um talismã, com poder de determinar a sorte de seu portador. Mesmo que você não tenha esta crença, vale a pena investigar o significado do nome. Temos aqui dois exemplos para meninas: enquanto Carolina significa pequena fazendeira, Letícia tem origem latina e quer dizer alegria.

Há também os pais que querem homenagear os antepassados. Se esta é a sua intenção, fique atenta, pois as junções de nomes de pais, avós, do que a mãe mais gosta com o preferido do pai podem soar estranho. O mesmo vale para as homenagens a artistas, atletas, líderes políticos e personagens de livros, novelas e filmes. Além de poderem tornar-se centro de piadas e brincadeiras no futuro, os filhos podem não concordar com as idéias do líder cujo nome ele herdou.

E lembre-se dos apelidos, hábito comum entre os brasileiros. Um nome grande, complicado ou estranho pode ser pouco usado, pois será mais fácil chamar pelo apelido. E se o nome que você escolher hoje, sem maldade, der origem a apelidos nada bonitos, como seu filho se sentirá?

O importante é pensar com calma, carinho e bom senso. Não tenha pressa e reflita sobre as opções. Está em dúvida: consulte a internet. Há diversos sites  com sugestões e significados de nomes, desde os mais simples aos mais pomposos.

      

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *