Blog :: Xalingo

Como deixar a sua família e o seu lar mais ecológicos

Esse é o ano da sustentabilidade da Xalingo. Mas, mais do que isso, esse é o tipo de prática que devemos aprender, ensinar e nunca mais esquecer ou deixar de lado em nossas vidas! Hoje trazemos para você algumas dicas básicas de mudanças, adaptações ou novidades que você pode adequar à sua vida, pensando em deixar um mundo melhor para seus filhos, netos e demais gerações futuras!

PENSE NA ALIMENTAÇÃO

Em primeiro lugar, alimente-se melhor! Uma alimentação mais saudável além de ser amiga do planeta, trás benefícios à sua saúde. Para começar, trocar os vegetais pelos orgânicos é um bom começo. Diminuir o consumo de agrotóxicos só vem a trazer benefícios tanto para a sua saúde quanto para a do planeta. Comprar alimentos de produção local e diminuir os industrializados também é de grande benefício, uma vez que essa mudança reduz os combustíveis utilizados nos transportes, além das embalagens.

Em segundo lugar, além da escolha dos alimentos corretos, um planejamento prévio das refeições também ajuda. Se uma vez por semana você planejar o cardápio dos dias que seguem e comprar apenas os ingredientes necessários, o desperdício será menor. E se em um dia você preparar alguma receita que use metade de um determinado ingrediente perecível, planeje para os dias consecutivos alguma outra que utilize o restante.

SEPARE O LIXO

Separar o lixo seco do orgânico é uma atitude básica, mas que sempre pode ser melhorada. Se você mora em casa, ou tem varanda no apartamento, pense em fazer uma pequena hortinha e use os restos orgânicos para adubar suas plantas. Quanto ao lixo seco, algumas embalagens podem ser separadas para que a criança faça trabalhinhos artesanais com sucata. Além de dar uso aos materiais que seriam descartados, estimula a criatividade! Potes de margarina, maionese, vidros de conserva, dentre outros, podem ser higienizados e utilizados para guardar sobras de comida e congelados. Além disso, os vidros de conservas podem receber novas conservas, desta vez feitas em casa, bem mais saudáveis! Papéis, latas, PETs e diversos materiais podem ser doados para ONGs, escolas públicas ou outras instituições que produzem artesanato a partir de material reciclado. Além de você estar ajudando na renda destas pessoas, você está dando um uso ao lixo que utilizará bem menos água e energia do que a reciclagem industrial. Pilhas, remédios e materiais eletrônicos jamais devem ser jogados no lixo: busque os postos de coleta adequados, que podem ser em escolas, hospitais e bancos.

ADOTE UM BICHINHO DE ESTIMAÇÃO

O ideal é deixar os animais livres, mas se o seu filho fizer questão de ter um mascote, o ideal não é comprar em pet shops, mas sim adotar animais abandonados em feirinhas ou canis. De acordo com a revista Crescer, o processo de adoção é gratuito e os animais normalmente já vêm examinados, vacinados e castrados. Faça essa boa ação e dê carinho para um bichinho abandonado!

ECONOMIZE

Água, energia e demais recursos naturais. Tomar banhos rápidos, desligar a torneira enquanto escova os dentes, deixar acumular roupa para ligar a lavadora de roupas apenas quando estiver cheia e não utilizar mangueira para limpar as calçadas são atitudes que ajudam a economizar água. Não deixar aparelhos eletrônicos ligados quando não utilizados e tirar da tomada quando não for usar em breve, trocar lâmpadas comuns por fluorescentes e não deixar geladeiras no nível máximo quando pouco cheia, por sua vez, economizam energia elétrica.

Com essas atitudes simples, porém eficientes, sua família e seu dia-a-dia serão muito mais ecológicos!

         

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *