Blog :: Xalingo

Garanta um sono tranqüilo: para você e seu bebê

Quando nasce, o bebê não sabe que o dia tem 24 horas, nem diferencia dia e noite. Por isso, é fundamental que os pais ensinem, desde o nascimento, que quando anoitece chega a hora de dormir. Para que o bebê identifique este momento e se habitue a dormir à noite, a sugestão é estabelecer uma rotina a partir das 19h – ou o horário que combine com seu horário de trabalho. Dê banho, amamente e coloque-o no berço para dormir.

Mas e nos horários de mamadas à noite e da troca de fraldas, como fazer? Deixe o bebê acordar sozinho, quando estiver com fome, e só aí amamente. Nestes momentos, evite acender a luz e sair do quarto com o nenê no colo: fique no quarto, preferencialmente somente com a luz de um abajur ligada. Recomenda-se só trocar a fralda se o bebê fizer cocô. A ideia é não estimular, alertar o bebê. Claro que pode fazer carinho, beijar, mas sem iniciar brincadeiras! Faça o que for preciso e coloque-o novamente para dormir.

Se o bebê tem dificuldade para dormir, ele pode estar com cólicas ou fome. Quando estão satisfeitos, os bebês dormem rápido e melhor. Indica-se que as sonecas do dia não excedam duas horas cada. Ou seja, durante o dia o bebê deve ser acordado; à noite, não! E quando ele dormir, aproveite e durma também! Afinal, todos precisam descansar!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *