Blog :: Xalingo

Ensinando as crianças a cuidarem do meio-ambiente

As crianças são o futuro do planeta, e o planeta vem pedindo socorro. Assim, nada mais saudável e necessário do que ensinar os nossos pequenos desde cedo a cuidarem do meio-ambiente. Com isso, estaremos contribuindo não apenas para a formação das nossas crianças, mas também garantindo um futuro melhor para a natureza. Pequenas atitudes aprendidas desde cedo pela nova geração poderão fazer uma grande diferença no futuro!

Veja algumas atitudes que você pode ter no dia-a-dia para criar essa consciência:

  • Ensine os pequenos que a água é valiosa. O banho deve ser breve e a torneira deve ser fechada enquanto se escova os dentes. Se as crianças gostam de brincar no banho ou tomar banho de mangueira, experimente utilizar a banheira de quando eram bebês com brinquedos para garantir esse momento sem que a água fique correndo.
  • Influencie-os a comer mais frutas, legumes e ovos, ao invés de biscoitos e iogurtes industrializados. Além de ser mais saudável, um menor descarte de embalagens será feito.
  • Separar o lixo também é uma atitude simples, mas de grande importância para a saúde do planeta. Além de separar o lixo para coleta, também é legal separar algumas sucatas para ensinar as crianças a fazerem pequenos trabalhinhos de reciclagem.
  • Verificar, de tempos em tempos, as roupas e brinquedos que não são mais utilizados e doa-los para quem precisa também é uma atitude sustentável!
  • Nesse sentido, também é legal sugerir na escola ou fazer com os primos e vizinhos: um escambo de brinquedos. As crianças trocam entre si os jogos e materiais que não querem mais. O que sobra, pode ser doado para creches e escolas de crianças com necessidades.
  • Mantenha uma hortinha em casa (siga as dicas do post que já fizemos sobre o assunto!).
  • Outra lição importante é ensina-las a economizar energia elétrica. TV, computador, videogames e lâmpadas devem ser desligados quando não estiverem em uso. E brincadeiras ao ar livre devem ser mais incentivadas, evitando que as crianças passem horas a fio na frente da TV.
  • Com essas pequenas mudanças no dia-a-dia, os pequenos vão criando a sua consciência ecológica. Mas, mais do que explicar, é importante darmos o bom exemplo. Os pequenos se inspiram nos adultos que eles confiam para formar a nossa personalidade. Então que tal levarmos todas essas dicas para o nosso dia-a-dia também?

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *