Blog :: Xalingo

Como se divertir com as crianças nas férias, sem viajar

Chega julho, mês de férias escolares e junto com elas, vêm às dúvidas dos pais. Agora o filho estará em casa, com praticamente todo o tempo livre. Se não forem viajar, quais são as melhores opções para ocupar os pequenos?

Pensando nisso, o Blog da Xalingo reuniu algumas dicas de programas para fazer com os filhos, tornando esse período proveitoso e divertido para os pequenos.

  • Visite parques ou lugares verdes. Leve seu filho para passear ao ar livre! Existem parques e praças onde é possível jogar bola, correr ao ar livre, entre outras atividades. Você também pode montar brincadeiras para fazer com as crianças no parque, os pequenos vão adorar.
  • Faça programas culturais com seu filho. Leve-o a exposições de arte, aquários, monumentos e lugares importantes de sua cidade. Para tornar o passeio proveitoso, informe-se e leia um pouco sobre o tema. Crie formas divertidas de explicar os assuntos para o seu filho. Se for algum lugar da sua cidade, é valido contar um pouco da história do local.
  • Sessão Cozinha com os pequenos. Escolha receitas simples, que a criança consiga fazer sozinha e vá para a cozinha! As crianças se divertem muito cozinhando. Aproveite para dar orientações de segurança na cozinha e fique sempre junto para ajudar a manusear o fogão e tirar dúvidas. Lembrando que a sessão cozinha não é só para meninas. Os garotos também podem (e devem) participar.
  • Leve para andar de bicicleta. Crianças adoram bicicleta. Procure um lugar adequado, sem muito trânsito e vá pedalar por aí!
  • Sessão cinema em casa. Escolha filmes divertidos e que prendam a atenção da criança. Animações costumam ser o gênero preferido das crianças. Se puder chame os amiguinhos e faça pipocas e suco. Será uma festa e os pequenos vão se divertir muito juntos.
  • Incentive a leitura. Ler livros deve fazer parte do cotidiano dos pequenos, por isso, a atividade deve ser incentivada, mesmo nas férias. Separe alguns exemplares recomendados para a idade da criança e deixe que ela escolha qual pretende ler. Torne a leitura uma atividade prazerosa e divertida.
  • Faça sessões com jogos legais. Existem diversos jogos voltados para crianças, que estimulam a criatividade e a inteligência, como tabuleiros, mímica, memória, entre outros. Não incentive a competição em si, mostre que o importe é se divertir e não somente ganhar.
  • Momento recreação. Sabe aquelas brincadeiras antigas que você gostava quando era criança? Resgate atividades de sua infância, como corrida de sacos, amarelinha, pega-pega, peteca e faça as brincadeiras com os pequenos.

  • Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *