Blog :: Xalingo

Como desenvolver o hábito da leitura na infância?

No mundo digital, as crianças preferem videogames e computadores ao habito da leitura. A falta disso pode fazer diferença na vida adulta, pois o índice geral de conhecimentos e cultura de quem tem a leitura como atividade freqüente é, geralmente, mais elevado.

Estimular a criança a ler é uma tarefa que deve ser feita pelos pais e que pode ser iniciada ainda durante a gestação. Dentro da barriga, o bebê escuta e sente a voz da mãe, assim como a do pai. Contar histórias nesse período é uma experiência emocionante para os pais e a criança vai reagindo a esse estimulo.

Contar historias deve ser uma atividade de satisfação, divertida e que deixe pais e filhos juntos. Quando o pequeno pegar objetos e brincar, as historias podem tomar forma e ele ajudar a construir aquilo que diz no livro.

Existem livros que podem ser usados pelas crianças inclusive durante o banho. Em plástico, pano, papel plastificado ou musicais são formas diferentes de começar a relação com os livros. Eles são uma ótima opção para as crianças irem se acostumando com livros e o associando a alguma atividade legal.

Aos um pouco maiores, livros bem ilustrados, com figuras grandes e bem coloridas são mais atraentes e a criança vai se acostumar com os pequenos textos. Os pais devem ler pra elas e depois começar a construir as silabas junto com o pequeno, para que já aprendendo a ler.

Pais que lêem motivam os filhos ao habito da leitura mais do que aqueles que não o fazem. Contar historia antes de dormir é um momento de união e de incentivo à leitura. Levar a criança para passear em bibliotecas e escolherem juntos livros para lerem em casa é outra dica.

Vale a pena  incentivar a leitura, isso ativa a criatividade,  melhora a habilidade de escrita e contribui para que a criança seja um adulto com mais conhecimentos diferenciados.

1 comentárioDeixe um comentário

  • Gostei do blog de vocês, os conteúdos são muito bons. Esse sobre a leitura pra mim é um dos melhores. Incentivar os filhos a esse hábito tão prazeiroso é sim responsabilidade dos pais, não da escola.
    As imagens do blog também são muito bonitas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *