Blog :: Xalingo

Atenção para a vacinação

A vacinação é a intervenção mais importante em saúde pública, milhões de vidas foram salvas e milhões de doenças foram evitadas desde que esse procedimento foi iniciado.

As vacinas têm o objetivo de deixar o corpo imune aos germes (vírus ou bactérias) causadores de doenças. Uma vez que esse germe for reconhecido pelo corpo, seja com a vacina ou mesmo quando a doença atinge uma pessoa, o corpo passa a produzir esses anticorpos que impedem contaminação.

As vacinas são feitas a partir de germes mortos ou enfraquecidos, ou pedaços destes germes. Após tomar a vacina, eles permanecem na corrente sanguínea estimulando o organismo a produzir anticorpos, mas sem provocar a doença.

Quando o corpo sente a presença do germe, esses anticorpos entram em ação, combatendo-o sem que a doença se manifeste no corpo.

É por isso que as vacinas são tomadas desde os primeiros meses de vida, dessa forma a criança fica protegida, em alguns casos, até a vida adulta.

No Brasil, todas as crianças devem ser vacinadas contra 12 doenças, de acordo com orientações do Ministério da Saúde. A Sociedade Brasileira de Pediatria adiciona a essa lista mais cinco vacinas. A maior parte das vacinas está disponível nos postos de saúde gratuitamente. Algumas vacinas são acionadas de acordo com as condições epidemiológicas regionais.

De acordo com as orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria, as vacinas devem ser administradas de acordo com o calendário:

Ficar atento as datas das vacinas, através da carteirinha de vacinação da criança é muito importante para que mantê-la protegida. Não vale a pena arriscar, não é mesmo?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *