Blog :: Xalingo

Filhos gêmeos: é hora de decorar o quartinho

Saber que a gravidez é de gêmeos, é uma dádiva, mas também um susto. Afinal, tudo será em dobro: o trabalho, a despesa, as obrigações, o choro, os mamas, as horas de sono acordados na madrugada dos pais… Se olhar por outro lado, a chance de as alegrias serem em dobro devem ser colocadas na balança: mais sorrisos, brincadeiras, surpresas, carinho, descobertas.

Na hora de montar o quartinho o mais aconselhável é que você os deixe juntos. Mesmo que eles sejam de sexos opostos, enquanto bebês é importante que continuem próximos um ao outro. Essa proximidade contribui com o desenvolvimento dos pequenos e com a relação que eles terão no futuro. A ligação que eles desenvolvem ainda na barriga na mãe, durante a gestação , não deve ser rompida de forma brusca e estarem próximos os deixa mais calmos.

No quartinho dos pequenos prefira cores claras: tanto na pintura das paredes quanto no tom dos móveis. Compre dois berços e verifique a melhor posição para acomodá-los de forma a otimizar o espaço. É preciso ter a mesma facilidade aos dois berços para atender de forma igual aos dois bebês.

Na hora de escolher os armários, prefira os que têm porta de correr: ocupam menos espaço e são mais práticos. O espaço para trocar os bebês também deve ser amplo, de forma a poder colocar os dois juntos, sendo trocados por pessoas diferentes ou simplesmente pelo fato de eles ficarem juntos. A roupa de cama dos berços não precisa ser igual, mas também deve seguir cores claras, pois passam tranqüilidade. Se forem menino e menina, os pais podem optar pelos clássicos “azul e rosa”, mas podem usar tons neutros como verdes e amarelos. Se forem dois meninos ou duas meninas, não há regra que tenha que ser a mesma cor. Normalmente os pais vestem as crianças e compram presentes iguais, não há problema em agir dessa forma. Isso não interfere na personalidade das crianças, que se desenvolverá individualmente de qualquer forma. Se forem vestidos diferentes, eles não vão se sentir menos irmãos gêmeos.

O espaço precisa ser bem iluminado, preferencialmente tendo uma janela que possa ser aberta e permita a boa circulação do ar.

Vale a pena reservar um espaço onde eles possam brincar juntos: eles aprendem mais rápido em conjunto.

Aproveite esse presente que é ter filhos gêmeos, tudo é possível de ser vivido de forma intensa e com sucesso!

2 ComentáriosDeixe um comentário

  • Olá! Eu tenho trigêmeos e esta fase de decorar o quartinho foi uma delícia! Como são 2 meninos e 1 menina eu optei pelo verde oliva e o bege e fiz o tema “ursos” ficou sereno, com detalhes alegres, claro, podendo deixar escurinho quando necessário com as persianas em pvc que amo, são ótimas para bbs alérgicos, embora aqui nenhum deles seja. Eu sempre os coloquei em berços separados pq eles ficaram 31 dias na UTI em incubadoras separadas e sempre muito calminhos. Aí resolvi mater do mesmo jeito. rsrs Mas usava o cueiro bem apertadinho fazendo uma espécie de “pacotinho” eles se sentiam seguros e firmes.

  • Olá, mamãe!
    Que bom que você está gostando dos conteúdos do nosso blog. Ele é feito pensando em cada uma das mamães e tem o objetivo de contribuir com as diferentes situações que existem com os pequenos.
    É muito bom saber da sua experiência com os seus filhos trigêmeos, sempre que quiser contar alguma coisa, entre em contato com a gente. Se tiveres alguma dúvida e tiver sugestões de posts, pode encaminha com a gente. Queremos que esse espaço seja sempre um local de encontro com as mamães e que possa ajudar vocês.
    Um abraço a você e outro aos seus pequenos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *