Blog :: Xalingo

A música que se aprende hoje pode ter efeito duradouro para a mente

Se filho toca algum instrumento musical ou está aprendendo? Saiba que isso é ótimo para o desenvolvimento do cérebro da criança e poderá ficar muitos e muitos anos em sua memória. Uma pesquisa feita pela Sociedade de Neurociência observou 44 pessoas entre 50 e 70 anos. Os voluntários ouviram uma sílaba da fala sintetizada, “da”, e enquanto isso os pesquisadores observavam a área do cérebro com processos de informação do som, o tronco encefálico.

Apesar de nenhum dos participantes terem tocado algum instrumento nos últimos 40 anos, os que estudaram música por um período entre 4 e 14 anos, começando na infância, responderam mais rápido aos sons do que os que nunca estudaram música.

104821663

A pesquisa aponta que o aprendizado da música ainda na infância pode causar alterações na mente da criança que não mudam mais ao longo da vida. Ou, de algum jeito a música clássica prepara a mente para o futuro aprendizado auditivo, dizem os pesquisadores.

Outra pesquisa da mesma equipe descobriu que os adultos mais jovens seriam melhores ouvintes se eles tivessem estudado algum instrumento quando criança.

Comentando a pesquisa, Michael Kilgard, da Universidade do Texas, e que não estava envolvido nos estudos, disse que ser um milissegundo mais rápido pode não parecer muito, mas que o cérebro é muito sensitivo ao tempo e um milissegundo somado agravado sobre milhares de neurônios pode sim fazer diferença na vida dos adultos com idade avançada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *