Blog :: Xalingo

Preocupado com o material escolar? Veja algumas dicas para economizar!

O ano começa e com ele vem a lista de material escolar dos filhos. Todos os anos é a mesma coisa: ir em busca de tudo que ele precisa para começar mais um ano letivo, buscar livros e ver os preços mais em conta. Tudo isso pode gerar um grande estresse.

452254671

Confira algumas dicas de como economizar nessa hora e boas compras!

1 – Só compre o necessário: Antes de sair às compras tente visitar a escola e ver o que realmente é necessário para o início das aulas. Dependendo, alguns itens podem ser comprados mais tarde, não sobrecarregando o orçamento nesse primeiro momento de compras. Questione o professor quanto a exageros da lista, se houver. Outra sugestão preciosa é fazer uma limpa no armário, conferir o que sobrou do ano passado e reaproveitar alguns itens, como tesoura, estojo, lápis de cor, apontador e o que mais estiver em condições de uso.

2. Nada de produtos de uso coletivo: Um alerta importante dos órgãos de defesa do consumidor é que as escolas não podem solicitar a compra de materiais de uso coletivo, o que inclui artigos de higiene e limpeza, e cobrar taxas para suprir despesas com água, luz e telefone. Também não podem obrigar os pais a adquirir produtos de marca específica ou determinar o estabelecimento onde o material tem de ser comprado. Fique ligado!

3. Pesquise muito e peça descontos: Pesquise muito, bata perna, veja outras opções e quando achar que o preço do produto não pode diminuir pechinche mais um pouco. Na Internet você pode encontrar produtos bem em conta como livros didáticos, por exemplo. Sem contar que algumas lojas virtuais parcelam as compras em várias vezes.

4. Vale a pena uma compra coletiva: Uma dica muito comum para adquirir o material escolar é reunir os pais dos coleguinhas do filho para efetuar a compra em grupo. Na verdade, isso vale mais para crianças maiores, que usam livros didáticos. Nesse caso, uma oferta em bloco para a editora pode representar descontos de mais de 40%, inclusive com a intermediação da escola.

5. Deixe as crianças em casa: Nada de convidar o filho para ir com você comprar o material escolar. Deixe-o em casa para evitar qualquer encrenca com o pequeno e traga alguns itens que ele pediu como cadernos do seu personagem preferido.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *