Seu filho é inquieto, tem dificuldades de concentração ou interrompe as aulas? Isso pode ser um sinal de TDAH, mas papais e mamães, fiquem tranquilos! Leia nosso conteúdo e saiba tudo sobre esta condição.
Conhecido como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, é um dos transtornos neuropsiquiátricos mais comuns na infância. De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, na escola, de 3% a 5% dos estudantes desenvolvem o TDAH.
Além dos sintomas já mencionados, também podem apresentar falta de memória, falar bastante, fácil distração, entre outros. Por se tratar de uma condição crônica, não há cura, porém, com o tratamento adequado, é possível proporcionar uma vida adequada.
Como afeta a vida dos pequenos
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade afeta principalmente crianças e pode ter um impacto significativo em suas vidas. Aqui estão algumas maneiras pelas quais o TDAH pode afetar a vida dos pequenos:
- Hiperatividade: Muitas crianças com TDAH são hiperativas, o que significa que elas têm uma quantidade excessiva de energia e acham difícil ficar paradas. Isso pode levar a comportamentos impulsivos, dificuldade em seguir regras e problemas de relacionamento com colegas.
- Desafios sociais: As crianças com TDAH podem ter dificuldade em interagir socialmente, pois podem ser vistas como desorganizadas ou distraídas o que pode levar ao isolamento social e à baixa autoestima.
- Problemas emocionais: O TDAH também pode estar associado a problemas emocionais e as crianças podem se sentir frustradas e desmotivadas devido às dificuldades que enfrentam diariamente.
- Baixo desempenho acadêmico: Devido à dificuldade de concentração e impulsividade, as crianças com TDAH podem ter um desempenho acadêmico abaixo do esperado. Tendo dificuldade em acompanhar o currículo escolar, completar tarefas e se organizar.
É importante lembrar que os pequenos são únicos e podem apresentar diferentes sintomas e desafios relacionados ao TDAH!
O papel dos pais
As mamães e papais devem estar sempre atentos aos seus filhos para identificar a primeira dificuldade, seja na escola ou em casa. Quanto antes diagnosticar, melhor será sua evolução.
É importante que os professores trabalhem em parceria com os pais e profissionais de saúde para desenvolver os aluninhos com TDAH. Adaptando o currículo, as estratégias de organização e o gerenciamento do tempo.
Com o apoio adequado, essas crianças podem se tornar adultos bem-sucedidos e realizados!
Conheça a linha de Brinquedos Educativos da Xalingo!
Diante dessa realidade, a Xalingo Brinquedos desenvolveu uma linha de produtos especialmente voltada para auxiliar no estímulo do desenvolvimento da concentração e do foco das crianças. Esses brinquedos foram cuidadosamente projetados para estimular a atenção e ajudar a controlar a hiperatividade, proporcionando momentos de diversão e aprendizado.
Clique aqui e conheça!