Blog :: Xalingo

Por que as flores são perfumadas e coloridas?

As flores são as estruturas da natureza muito charmosas e com o poder de nos encantar em todos os momentos. Ainda que alguém diga não gostar de um tipo de flor, haverá uma infinidade de outras espécies, com cores, formatos, tamanhos e perfumes diferentes, que irá agradá-lo.

Sobre as flores, é muito válido citar também que elas são muito mais do que aparentam ser, afinal a sua função ecológica é importantíssima. Alguns até diriam que elas têm uma das mais fundamentais funções em toda a cadeia ecológica do planeta.

Sem as estruturas das flores não seria possível a grande diversidade na natureza, apesar da destruição do homem. A flor não apenas embeleza o planeta, o seu papel é muito maior.

As flores são o órgão de reprodução da planta e, sem essa estrutura, a flora do tipo angiosperma não seria capaz de se reproduzir. Sendo assim, as flores são responsáveis pela possibilidade de uma árvore nascer, crescer e aumentar em números de descendentes.

A flor tem como uma de suas funções a geração das sementes. É o órgão das plantas que produz as sementes, ou seja algo equivalente ao embrião humano: o bebê em seus primeiros estágios de vida.

A semente, após ser produzida, aguarda ser colocada em um local adequado com condições favoráveis e a presença dos nutrientes necessários para o seu crescimento, desenvolvimento e amadurecimento. Quando a semente encontra esse lugar, desabrocha e começa o processo de germinação de uma planta. E nada disso seria possível se não existisse a estrutura das flores.

Existe a ideia equivocada de que as flores existem em todo o tipo de planta. Na verdade, todas as plantas têm esse tipo de estrutura, mas somente as plantas do tipo angiospermas produzem as flores tal como a conhecemos – é uma exclusividade desse grupo.

Um outro grupo de plantas que é chamado de gimnospermas, pode ter alguns de seus indivíduos vegetais com estruturas que até lembram a das flores, mas elas não são classificadas cientificamente dessa forma, mas sim pelo termo de inflorescências.

As pétalas, por exemplo, nada mais são do que estruturas de folhas que, de maneira totalmente natural, foram se modificando até formar as pétalas das flores. Essas mudanças e adaptações sempre aconteceram, mesmo porque a natureza está em constante processo de seleção natural e evolução.

A flor, algumas vezes, é a própria estrutura que se converte em frutos das arvores, um exemplo disso, aqui no Brasil, é a jabuticaba – árvore típica brasileira e exclusiva daqui. Antes que sejam produzidos os doces frutos, a jabuticaba abre as suas florezinhas de pétalas bem clarinhas e são elas próprias que, mais tarde, dão origem a fruta da jabuticaba. O mesmo acontece com muitas outras plantas.

Quando falamos que somente as angiospermas produzem flores precisamos ressaltar que essa espécie, na verdade, é um grande grupo e totalmente dominante na flora do nosso planeta. Até já foram catalogadas, ao longo do tempo e da história, um número maior do que 250 mil espécies diferentes, de características diferenciadas e até exclusivas. Isso produz a grande diversidade de flores que temos no mundo da qual não conhecemos nem metade.

Flores coloridas e com perfume

Vamos falar sobre esse tópico específico, sobre o jeito que as flores encontraram para que a perpetuação da espécie acontecesse de forma efetiva.

Para isso, precisamos lembrar que as flores produzem as sementes, mas não conseguem espalhá-las para que elas encontrem um lugar para germinação. Nesse ponto, as plantas precisam de uma ajudinha e o que acontece é um trabalho em conjunto, feito de maneira perfeita pela natureza.

Na maioria das vezes, são os insetos e os pássaros que pegam as sementes e, de maneira indireta, conseguem dispersá-las em vários lugares, fazendo com que mais e mais plantas nasçam. No entanto, só é possível alcançar esse resultado porque os insetos e os pássaros são atraídos pelas flores.

Se as flores tivessem um cheiro que fosse desagradável, elas não conseguiriam atrair os insetos e os pássaros para perto de si. Por esse motivo, por seleção natural, com o passar de milhões de anos, as flores foram se tornando mais cheirosas, além de mais coloridas, da forma que o seu ser vivo consumidor desejava.

Isso possibilita que ela continue existindo e gerando mais e mais descendentes. É claro que algumas flores têm cores mais escuras ou até mesmo perfumes menos agradáveis, mas elas são desse jeito porque os seres que a consomem assim preferem e, no seu processo de adaptação (evolução), ela foi se tornando o par ideal para o ser dispersador.

As flores nos encantam, principalmente, por suas cores vibrantes e perfumes diferenciados. Mas você já se perguntou se essas características possuem alguma importância na sobrevivência das plantas? 

Como vimos, nem todas as plantas possuem flor e, por isso, são angiospermas. Mas presença da flor é, sem dúvidas, uma característica bastante importante, uma vez que ela permite uma reprodução mais eficiente.

Para que uma angiosperma se reproduza, é necessário que o grão de pólen seja levado da parte masculina da flor para a parte feminina de outra. Para que isso aconteça, faz-se necessário um agente polinizador, ou seja, algo que seja capaz de transportar o pólen entre as flores.

Dentre os principais agentes polinizadores, destacam-se o vento, a água e alguns animais.

As flores vibrantes e perfumadas estão relacionadas principalmente com a polinização por animais. Isso se deve ao fato de a flor atuar como uma forma de atração para os polinizadores. Sendo assim, são necessários mecanismos que garantam a visitação desses animais.

As abelhas, por exemplo, são atraídas por flores de coloração azul ou amarela e nunca visitam flores vermelhas. Isso se deve ao fato desses animais enxergarem o ultravioleta. Além disso, preferem flores que possuem cheiro de alimentos em fermentação.

Já as flores bastante vistosas normalmente atraem as aves, pois estas possuem uma ótima visão. O beija-flor é um ótimo exemplo. O odor dessas plantas, no entanto, não é forte, pois as aves não possuem olfato apurado. Outra característica das flores visitadas por aves é a grande quantidade de néctar nela encontrado, garantindo uma alimentação adequada para o animal.

As flores polinizadas por borboletas também são vistosas, normalmente vermelhas, amarelas ou azuis. Além disso, essas flores deixam o seu néctar acessível somente para algumas espécies que apresentam o aparelho bucal longo.

Flores com cheiro de fruto maduro e com pouca coloração normalmente são polinizadas por morcegos. Como esses animais apresentam hábitos noturnos, a coloração das flores não caracteriza a forma de atração. As flores polinizadas por besouros também são menos vistosas e normalmente brancas.

As moscas também podem atuar como polinizadoras. Nesses casos, a flor normalmente é pouco atrativa para os humanos, possuindo, na maioria dos casos, odor de organismos mortos e em decomposição.

Cada ser vivo apresenta características que permitem sua sobrevivência em determinados ambientes e com as plantas não poderia ser diferente. Cada atributo acima citado revela que o vegetal se reproduza e garante a permanência da sua espécie na Terra.

Fontes:

https://flores.culturamix.com/flores/por-que-as-plantas-produzem-flores-perfumadas-e-coloridas
https://escolakids.uol.com.br/ciencias/por-que-as-flores-sao-coloridas-e-perfumadas.htm

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *