Blog :: Xalingo

Qual é o momento correto e como preparar as crianças para a alfabetização infantil?

A etapa mais importante do desenvolvimento infantil se inicia na primeira infância e os pais precisam saber disso. 

Nessa fase, a aprendizagem acontece de forma lúdica, por meio das brincadeiras, musicalidade e tantas outras atividades que despertam a curiosidade das crianças.

Trata-se e um momento de conexão especial com a criança, pois é quando ela passa mais tempo com os pais. 

Muitos pais vivem sonhando com o dia em que as primeiras palavrinhas serão pronunciadas pelo bebê, mas há uma boa diferença entre balbuciar algumas vocalizações e o processo de alfabetização em progresso.

Afinal, qual é o momento correto e como preparar as crianças para a alfabetização infantil?   

Com o passar do tempo, os pais percebem a necessidade de a criança ir para a escola, local onde ela vai construir amizades, aprender coisas novas, aventurar-se no mundo e ver como ele funciona. 

É um momento delicado, que exige atenção e paciência dos responsáveis. Sendo assim, os pais devem observar e sentir constantemente a adaptação do(a) filho(a) à nova rotina, além de favorecer que isso ocorra de maneira tranquila.

Esse processo é muito significativo e novo não só para as crianças, mas também para os tutores. Por isso, é essencial que haja paciência, compreensão, acolhimento e o acompanhamento sobre todo o período escolar.

Qual o momento ideal para iniciar o processo de alfabetização infantil?

Atualmente, fala-se muito de escolarização precoce: a criança passa pelo processo de alfabetização infantil antes dos seis anos de idade, saindo da Educação Infantil já alfabetizada.

No entanto, quando isso acontece, as crianças acabam passando a maior parte do dia dentro da sala de aula. Embora isso, inicialmente, possa parecer algo positivo, na realidade, faz com que a criança passe menos tempo realizando atividades ao ar livre, que tanto auxiliam no seu desenvolvimento físico, no amadurecimento do cérebro, na socialização afetiva e também no processo de aprendizagem.

Sobre o período ideal para iniciar a alfabetização infantil não existe um consenso universal. Há especialistas que defendem que, durante a primeira infância, a criança precisa ser criança e preencher o seu tempo com brincadeiras e atividades ao ar livre.

Por outro lado, alguns profissionais acreditam que a antecipação do processo de alfabetização beneficia o avanço cognitivo. Mas é preciso que exista um equilíbrio entre a etapa inicial da alfabetização infantil e o estímulo motor, já que os pré-escolares estão em uma idade propícia para o desenvolvimento de uma série de habilidades pessoais e interpessoais, que são vitais para fomentar a criatividade.

Sendo assim, acredita-se que o exercício que mais se adapta ao processo de aprendizagem na Educação Infantil consiste em apresentar uma didática que estimule a curiosidade através de atividades lúdicas e sensoriais.

Além disso, é bastante recomendável que essa didática conte com materiais que apresentem informalmente o início da escrita: as letras e as palavras. Sempre levando em consideração a não obrigatoriedade do aprendizado formal nesta etapa.  

Dicas para preparar a criança para a alfabetização infantil

Considerando a importância do brincar para o desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida, acreditamos que o ideal é que o processo de alfabetização infantil não aconteça de maneira precoce.

Mas isso não significa que não seja possível apresentar as letras e as palavras às crianças logo cedo. Muito pelo contrário! Existem diferentes formas de estimular e preparar a criança para o momento efetivo da alfabetização.

Confira as dicas que Xalingo Brinquedos preparou para ajudar os pais a iniciar esse processo em casa com os pequenos, cuidando que esse seja um momento prazeroso, muito leve e sem obrigatoriedade.

Contação de histórias

A leitura mediada por um adulto é imprescindível nesse processo, pois oferece à criança um universo mágico e ilimitado de palavras. Os diferentes significados que trazem sentido ao entendimento de mundo tornam a contação de história em uma atividade divertida e muito benéfica para os primeiros passos da alfabetização infantil. 

Cantigas

O universo infantil é repleto de cantigas que já fazem parte do repertório da criança até mesmo ainda na barriga da mãe. Inseri-las na rotina dela é muito bom para auxiliar o desenvolvimento da musicalidade. No momento em que os pais cantam para a criança, as palavras já vão sendo assimiladas mesmo antes da alfabetização ter início.

Apresentação de materiais diversificados

Apresentar vários tipos de leitura, tais como revistas, jornais, panfletos, receitas etc. é bem interessante para fazer a criança se familiarizar com diferentes tipos de texto. Os literários também são muito importantes: poesia, prosa, conto de fadas, aventura, mistério. Todos eles têm muito valor e podem contribuir para desenvolver, no futuro, o gosto pela leitura. A leitura deve ser feita de maneira pausada para que o pequeno leitor consiga assimilar todo o conteúdo apresentado de forma intuitiva.

Fonte: https://leiturinha.com.br/blog/alfabetizacao-infantil-como-ela-deve-acontecer-e-como-preparar-seu-pequeno-para-esta-etapa/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *