Blog :: Xalingo

Como trabalhar consciência ambiental em sala de aula?

A educação é um processo longo e contínuo que ajuda a formar cidadãos. Sabe-se que introduzir novos temas e instigar o pensamento crítico é muito significativo para os alunos. Por isso, é interessante abordar assuntos de extrema relevância social como a sustentabilidade. 

Algumas atividades, desenvolvidas dentro e fora da sala de aula, dão ao professor a oportunidade de demonstrar a importância da consciência ambiental, especialmente durante o ensino fundamental. Pode ser uma estratégia para sensibilizar os alunos a se tornarem mais participativos na defesa do meio ambiente. Afinal, com os altos níveis de poluição e desmatamento, a consciência ambiental deve ser apresentada e incentivada também na escola.

Como surgiu a necessidade de uma Educação Ambiental?

A educação ambiental começou a ser discutida ainda na década de 60. Depois de inúmeros desastres ecológicos – como o nevoeiro de poluição em Londres em 1952–, foi decidido que o tema de sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente deveria ser abordado com mais frequência, inclusive nas escolas.

Foi quando a população abriu os olhos para o fato de os recursos naturais serem escassos e que era necessário adotar novos hábitos. A partir disso, algumas alternativas, como a reciclagem de materiais, começaram a ser analisadas.

Por que discutir e orientar as crianças dentro da sala de aula?

Aqui no Brasil, a Lei Nº 9.795, de 27 de abril de 1999, prevê que a educação ambiental deve estar presente e ser desenvolvida em diferentes níveis educacionais, em escolas públicas e privadas.

Em muitos outros países, existem disciplinas que envolvem ecologia e sustentabilidade. Há países que, já no jardim de infância, desenvolve programas para envolver as crianças nessas discussões e promover mudanças. Elas participam do plantio de árvores, brincam em áreas verdes, coletam resíduos recicláveis e cuidam de jardins.

Tornou-se muito importante ensinar, já no início da vida escolar, como cuidar do meio ambiente para o desenvolvimento de uma consciência positiva sobre ecologia e sustentabilidade.

Aliás, tratar sobre sustentabilidade na sala de aula pode ser até mesmo uma maneira de estimular as crianças a serem mais ativas em relação aos cuidados e à limpeza dos ambientes onde convivem.

Enfim, discutir e orientar as crianças sobre o tema ajuda a desenvolver a tão urgente consciência ambiental, possibilitando que esse aprendizado sempre influencie suas atitudes no futuro.

Como aplicar os conteúdos de sustentabilidade e ecologia na sala de aula?

Nos primeiros anos escolares, as crianças apresentam uma curiosidade natural para vários assuntos. Por isso, nesse estágio é fácil promover o contado delas com a natureza.

Sendo assim, criar uma horta ou jardim com as crianças – colocando-as em contato direto com a terra para cuidarem de uma planta – dá a oportunidade de ensinar sobre responsabilidade, mostrando, a partir daí, como nosso planeta também precisa de certos cuidados para sobreviver.

Também é possível viabilizar uma aula de observação, levando os estudantes para passear pelo bairro, observando a quantidade de lixo espalhada pelas ruas. Nessa aula, pode ser apresentado o tempo de decomposição de cada material e a importância de separar resíduos e do processo de reciclagem.  

Outra dica interessante é a criação de uma oficina de reciclagem, quando vale a pena pedir para os alunos que tragam de casa garrafas pet, caixas de papelão, palitos de sorvete etc. A ideia é transformar esses materiais em brinquedos novos e coloridos, abusando da criatividade.

Qual a importância de falar sobre Educação Ambiental

É importante que todos tenham consciência que o ser humano faz parte do meio ambiente. Com ações educativas é possível fazer com que, não apenas as crianças, mas toda a comunidade fique atenta à realidade em que se encontra o planeta e o que pode ser feito, com atitudes diárias, para mudá-la.

A educação ambiental é um exercício para a cidadania. Crianças que têm contato com a natureza e atitudes sustentáveis podem criar uma consciência crítica em relação ao planeta e meio ambiente. Desenvolvendo, dessa forma, valores e costumes contínuos, que visam o bem-estar da vida em comunidade.

Além disso, os conhecimentos assimilados em sala de aula podem ser transmitidos para os pais e novos hábitos sustentáveis podem ser introduzidos na família. E, se nessas casas, atitudes positivas e/ou mudanças de hábito em relação aos cuidados com o meio ambiente surgirem, será uma grande conquista.

Fontes:

https://novaescola.org.br/conteudo/5250/planos-de-aula-sobre-meio-ambiente

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *