Blog :: Xalingo

Recomendações sobre uso de telas na infância

Cada vez mais cedo as crianças estão tendo acesso ao uso de diversas telas, seja através do celular, tablet, computador e televisão.

Muitas vezes elas acabam passando horas ou até mesmo a maior parte do dia em frente às telas, o que pode causar diversos problemas, tanto visuais quanto cognitivos.

Para conscientizar os pais e evitar esse acesso prolongado dos pequenos às telas, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Academia Americana de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançaram uma cartilha com recomendações de tempo de uso conforme a idade dos pequenos.

Vamos conhecer mais sobre essas orientações? Confira abaixo:

Abaixo de 18 meses: nenhuma exposição a telas, exceto por videochamadas (para pais e avós, por exemplo.)

Crianças entre 18 meses e 2 anos: recomenda-se nenhuma ou pouca exposição a telas.

Crianças entre 3 e 5 anos: até uma hora ao dia. Tente planejar o tempo de assistir TV com antecedência e resista à tentação de usá-la para acalmar ou distrair a criança.

Crianças entre 6 e 10 anos: uso entre uma hora, uma hora e meia ao dia. Tenha limites com o tempo gasto em mídias e telas. Avalie o conteúdo consumido.

Crianças entre 11 anos e 13 anos: uso até duas horas ao dia. Nessa idade, a criança já entende o conceito de “equilíbrio”. Os pais devem ajudá-la a entender como distribuir o tempo de exposição às telas ao longo do dia.

Além de reduzir o tempo de uso das telas com as orientações acima, os adultos devem estimular os pequenos a aproveitarem o tempo livre de outras formas, evitando a tendência do isolamento causado pelas telas.

Aproveitem para assistir um filme no cinema, ou para ir ao teatro. Tente fazer atividades físicas juntos: andar de bicicleta, ir ao parque e jogar futebol são opções saudáveis para toda a família.

E o mais importante, seja você o modelo de comportamento que deseja: limite o próprio uso de telas a 2h por dia, por exemplo.

Fonte: https://www.abope.org.br/wp-content/uploads/2021/01/RECOMENDACAO-SOBRE-USO-DE-TELAS-NA-INFANCIA.pdf

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares! E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *