Blog :: Xalingo

Meu filho não sabe perder

Na infância, as crianças costumam se deparar com uma montanha-russa de sentimentos. E geralmente os pequenos ainda não desenvolveram o amadurecimento necessário para lidar com determinadas sensações, a exemplo da frustração.

Esse sentimento é inevitável na vida de qualquer pessoa, seja criança ou adulta. Mas quando ocorre em excesso, pode prejudicar a autoestima.

Por isso, é essencial ensinar aos pequenos desde cedo a compreender que na vida nem sempre conseguimos o que desejamos. Perder faz parte, e lidar com a frustração de forma saudável é necessário.

Então, separamos cinco dicas para você ensinar ao seu pequeno como saber perder de forma saudável. Confira abaixo.

5 dicas que ajudarão seu filho a lidar com as frustrações

1) Deixe seu filho perder: muitas vezes o estímulo da proteção toma conta dos pais. Alguns facilitam ou manipulam um jogo para deixar o filho ganhar. O problema é que dessa forma você impede que o pequeno aprenda, na prática, o que é perder, impedindo também que ele aprenda a processar logo na infância o sentimento de frustração.

2) Respeitem as regras: antes de iniciar qualquer jogo a criança precisa saber quais são as regras e que elas não podem ser mudadas. Isso a ensina a ter responsabilidade e a honrar os compromissos que assume.

3) Converse com seu filho: perder faz parte da vida. É importante que a criança compreenda que ninguém é bom em todas as coisas e, mesmo quando somos bons, não somos bons o tempo todo.

4) Elogie seu filho: além de nos dar autoconfiança, elogios sinceros nos motiva a dar o nosso melhor. Mas não pode ser um elogio qualquer, identifique as habilidades dos pequenos e faça elogios verdadeiros.

5) Seja exemplo: seu filho se espelhará em você, portanto o ensine, de preferência por meio do exemplo, a parabenizar o ganhador quando ele perder e a não sair por aí se gabando quando ele ganhar.

Fonte: https://evoluirdesenvolvimento.com.br/meu-filho-nao-sabe-perder-8-dicas-eficientes-que-ajudarao-seu-filho-a-lidar-com-as-frustracoes/

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares! E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *