Blog :: Xalingo

Como manter a calma nas decisões entre pais e filhos

A relação com os filhos é sempre algo difícil. Afinal, é preciso saber manter a calma para tomar as melhores decisões durante seu desenvolvimento. Neste artigo, vamos abordar como você pode tomar a decisão que faz da relação um aprendizado para pais e filhos. No geral, quando o filho tem comportamentos ou atitudes que os pais não gostam, é normal pensar em várias alternativas.

Entre elas, estão a de colocar de castigo, ignorar, ameaçar ou até mesmo oferecer recompensas. Ou seja, é comum o cérebro processar uma série de decisões do que fazer em determinados momentos. Continue conosco e veja como manter a calma nas decisões entre pais e filhos.

A tomada das decisões

Nesse momento, a proposta é pensar. Afinal, isso é importante e ainda pode fazer a maior diferença nas horas de grande conflito. Até porque essa falta de clareza pode gerar problemas, como sair do foco e querer corrigir o filho a qualquer custo. Assim, procure calma para conter suas emoções.

Uma técnica segura é focar apenas no comportamento, parando para pensar nas possibilidades e consequências frente as emoções. Em outras palavras, busque autocontrole para ajudar seu filho.

Dicas para manter a calma e decidir sabiamente

Com algumas técnicas e ferramentas simples, é possível manter a calma nas decisões entre pais e filhos. Confira a seguir algumas delas.

  • Respirar fundo;
  • Contar até 10;
  • Peça ajuda a seu companheiro;
  • Recite o mantra “eu sou o adulto”;
  • Procure tomar uma ducha;
  • Saia para buscar um ar.

Aprendendo a usar a lógica

Como todos sabem, o cérebro ainda é um mistério, algo primitivo e que busca sempre as más decisões em horas de confronto. Nesse sentido, use a lógica para se sentir melhor e agir melhor. Afinal, ao pensar sobre problemas pessoais, costumamos agir erroneamente quando estamos desfocados. Na prática, agimos seguindo emoções primitivas frente situações nas quais estamos:

  • Frustrados;
  • Raivosos;
  • Contrariados.

Nessas horas, o cérebro primitivo nos impede de mantermos a calma e tomarmos as melhores decisões, visto que acabamos acionando nosso lado emocional. Sendo assim, para manter a calma nas decisões entre pais e filhos, use o bom senso e o equilíbrio. Como resultado, você vai acabar optando por uma conversa olhos nos olhos, pensando em soluções conjuntas.

Fonte: https://marianalacerda.com.br/como-manter-a-calma-com-os-filhos/

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos e familiares! E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *