Blog :: Xalingo

Como criar uma horta em casa com as crianças?

Existem diversas atividades que podem ter grande valia na educação infantil. Afinal, aprendizagens como o trabalho coletivo e o entendimento sobre regras são ações que reforçam o desenvolvimento tanto quanto aprender a ler e escrever.

Criar uma horta dentro de casa junto com os pequenos é uma excelente forma de entreter e estimular ensinamentos sobre a terra, as plantas, os processos e formas de alcançar resultados trabalhando de forma correta.

Ter um espaço para cultivar frutas, legumes, entre outros, garante qualidade de vida para a família, gera economia e cria uma aproximação maior com os pequenos, que trabalham junto com os pais e entendem a importância da natureza, o processo de formação do alimento que ele vai comer.

A horta caseira é uma grande aliada na hora de fazer as crianças gostarem de alimentos como verduras e legumes. Afinal, é bem mais interessante comer algo que você mesmo plantou!

Como criar a horta?

Primeiro é importante escolher um local que tenha incidência de luz solar por ao menos 5 horas, assim ele garante a tão importante fotossíntese das plantas. Pode ser o quintal, a varanda, algum corredor externo.

Se não houver um jardim ou quintal em casa, opte por colocar os vasos em local com meia-sombra, de maneira que jamais fiquem 100% expostos à luz solar nos horários de maior temperatura.

Hortaliças geralmente atraem bichos, portanto fique atento com os insetos, principalmente com as crianças.

Com um buraco na terra, restos de cascas de frutas, ovos e folhas, depois terra e água para cobrir você tem um excelente adubo caseiro para plantar.

Lembre-se de incluir a criança nos processos de escolha do que plantar, podendo começar pelos mais fáceis de cultivar, como alfaces, hortelãs e salsinhas, sempre aproveitando para mostrar a ela sobre como os alimentos surgem.

Ensine a criança a apreciar o processo

É essencial ter paciência para mostrar aos pequenos o valor de cada etapa da hora, desde a escolha do local, o preparo da terra, o plantio e a colheita.

Por se tratar de uma atividade a longo prazo, não espere até as férias, pois a criança tende a dar atenção apenas nessa época e depois desiste.

Converse com a criança e explique que é um projeto, gere motivação para que dê certo e o pequeno busque o resultado final.

Esperamos que nossas dicas tenham ajudado, então agora é só partir para o plantio!

Fonte: https://blog.playkids.com/como-fazer-uma-horta-em-casa-com-as-criancas/

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos e familiares! E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *