Blog :: Xalingo

Dicas de educação financeira para crianças

Saber lidar com dinheiro é um dos grandes aprendizados que seu filho pode levar para toda a vida. Nesse sentido, o assunto aborda mais do que apenas gastar menos do que se ganha. Afinal, educação financeira para crianças ainda envolve a capacidade de se planejar e de executar desejos.

Enfim, no artigo a seguir, vamos abordar que desde cedo você deve ensinar seu filho a gerir o próprio dinheiro. Para tanto, fique atento a algumas dicas valiosas sobre essa relação entre finanças e aprendizado infantil.

Dicas para seu filho aprender educação financeira

Se para adultos o tema é essencial, a educação financeira para crianças pode começar a ser tratado de forma mais lúdica. Até porque esse aprendizado pode requerer tempo, visto que alguns hábitos não surgem de um dia para o outro. Enfim, você pode dar início a essa jornada educando-o com as dicas a seguir.

A presença de um cofrinho

Invista na compra de um cofrinho para que seu filho comece a guardar dinheiro. Aliás, a dica é válida pois os pequenos tendem a juntar moedas, mesmo sem ainda saber de seu valor. Assim, explique a importância de poupar dinheiro e até como fazer bom uso desse dinheiro.

A mesada e a gestão do dinheiro

Seja mensal, semanal ou quinzenal, essa tática ajuda seu filho a controlar a quantia. Até porque eles tendem a serem impulsivos e ainda não têm noção de tempo.

Estabeleça metas

Sejam de curto ou médio prazos, essas metas ajudam a manter o dinheiro guardado. Afinal, seu filho precisa aprender a decidir o que será feito com ele. Ademais, pergunte o que ele quer fazer e o quanto será necessário para juntar o suficiente.

Anote todos os gastos

Numa educação financeira para as crianças, ganhar dinheiro é tão educativo quanto aprender a gastá-lo. Assim, ensine seu filho a registrar cada gasto. Inclusive os imprevistos, que costumam comprometer planejamentos financeiros.

Ensine o valor da doação

Neste caso, doações funcionam como um aprendizado para seu filho não acumular roupas, brinquedos e objetos. Além do mais, esse hábito evita que ele se torne um adulto consumista e egoísta. Sem contar que o senso de solidariedade é algo impagável a qualquer pessoa.

Evitar o desperdício

Aqui, a lição é mostrar que desperdício é uma forma certa de perder dinheiro! Para isso, ensine seu filho a dizer “não” a desperdícios como o de água, comida e até o de energia. Ou seja, numa educação financeira para crianças, é preciso aprender a cuidar e a zelar pelos bens que se tem.

Incentive o empreendedorismo

Para fechar nosso artigo sobre educação financeira para crianças, uma lição para a vida toda, seu filho pode gostar de vender ou trocar objetos. Para isso, estimular o espírito empreendedor vai ajudar a controlar a quantia de dinheiro gasta em objetos em desuso.

Conclusão

Ensinar educação financeira desde a infância é muito importante para que essa atitude tenha reflexo ao longo da vida adulta. Essa educação financeira deve começar com exemplos dentro de casa, em que de forma simples os pais devem orientar a consciência econômica das crianças.

Gostou desse tema? Venha conhecer outros artigos sobre as relações entre pais e filhos. Nosso blog tem mais informação para você!

Fonte: https://dicaspaisefilhos.com.br/bebes-e-criancas/educacao/ensinando-educacao-financeiros-para-as-criancas/

E para ficar por dentro das últimas novidades, clique nos links Xalingo Brinquedos e aqui em nossa página no Facebook!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *